Estádio do CanindéK2 Imagens Aéreas

A Portuguesa corre risco de ser rebaixada no Campeonato Paulista. O São Bento enviou nesta terça-feira (7) um ofício à Federação Paulista de Futebol (FPF) acusando a Lusa de descumpriu um artigo do regulamento geral da competição. 
O São Bento alega uma infração no artigo 4º do anexo VI do regulamento geral de competições da FPF. O pedido do clube de Sorocaba visa tirar o ponto conquistado pela Portuguesa contra o Corinthians, em jogo válido pela oitava rodada. 
O artigo em questão frisa que "no ano do acesso, o clube deverá, obrigatoriamente, disputar suas partidas como mandante no município de sua sede" e também que a partir do quarto jogo, o clube "deverá jogar, obrigatoriamente, no município de sua sede, sob pena de perda por W.O". 
A Portuguesa retornou para a primeira divisão do Paulistão em 2023. De acordo com o artigo, deveria disputar suas partidas como mandante somente no estádio do Canindé. Porém, a partida contra o Corinthians foi disputada no Mané Garrincha, em Brasília. E era justamente o quarto jogo do clube.
Na última rodada, a Portuguesa venceu o Mirassol e escapou do rebaixamento. Já o São Bento foi derrotado pelo Bragantino e foi rebaixado. A Lusa terminou em 14º lugar, sendo o primeiro time fora da zona, com 10 pontos. Já a equipe de Sorocaba terminou em 15º, também com 10, e caiu junto com a Ferroviária, com 9.