Troféu do Campeonato BrasileiroDivulgação / CBF

A Medida Provisória que está sendo debatida pelo Governo Federal sobre a regulamentação das casas de apostas esportivas no país pode colocar em risco o patrocínio de pelo menos 13 clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. A informação é do "Poder 360", em artigo publicado na última sexta-feira (17).
De acordo com a publicação, estima-se que pelo menos dez das 23 casas atuantes no futebol brasileiro não teriam condições de pagar a licença de R$ 30 milhões para operar no país. As empresas em questão patrocinam 13 cubes ao todo.
Tal licença seria válida por cinco anos, e deve ser uma das propostas da MP que terão aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As empresas terão de ter CNPJ e sede no Brasil, além de pagar impostos normalmente. O governo estima arrecadação com este mercado em R$ 10 bilhões por ano.
No Rio de Janeiro, três casas atuam patrocinando os quatro grandes clubes: Betano (Fluminense), Pixbet (Flamengo e Vasco) e Parimatch (Botafogo) - a última, por sua vez, é o maior contrato de uma empresa do ramo com um clube do Brasil. O Glorioso, em contrato, receberá R$ 55 milhões e tem o terceiro maior patrocínio do país, atrás de Palmeiras (Crefisa) e Flamengo (Banco BRB).