Final da Libertadores de 2023 será no Maracanã Divulgação/Conmebol

Rio - A Conmebol realiza o sorteio da fase de grupos da Libertadores nesta segunda-feira (27), em Luque, no Paraguai. Únicos cariocas classificados para a competição desta temporada, Flamengo e Fluminense conhecerão seus adversários a partir das 21h (de Brasília). Os dois rivais, vale destacar, não poderão cair no mesmo grupo, mas há possibilidade terem brasileiros no caminho. 
Atual campeão da Libertadores, o Flamengo será um dos cabeças-de-chave da fase de grupos e está no pote 1 junto com outros dois brasileiros: Palmeiras e Athletico-PR, atuais campeões do Campeonato Brasileiro e Sul-Americana, respectivamente. River Plate, Boca Juniors, Nacional, Independiente Del Valle e Olimpia completam o primeiro pote. 
Terceiro colocado do Brasileirão de 2022, o Fluminense ficará no pote 2 e terá a companhia de mais dois brasileiros: Internacional e Corinthians. O Tricolor, aliás, pode de reencontrar velhos conhecidos, como o Olimpia, algoz do ano passado, além do Boca Juniors, fantasma de 2012. 
Critério para definição dos potes
A definição dos potes dos classificados para a Libertadores é baseada no ranking da Conmebol. Os 32 clubes são divididos em quatro potes com oito. Cada grupo será composto por uma equipe de cada um dos quatro potes. 
De acordo com o regulamento da Conmebol, times do mesmo país não podem cair no mesmo grupo, exceto os clubes que avançaram das fases preliminares. Sendo assim, a única exceção entre os brasileiros é o Atlético-MG. 
Confira os potes e os classificados para a fase de grupos da Libertadores:
POTE 1: Flamengo (Brasil), River Plate (Argentina), Palmeiras (Brasil), Boca Juniors (Argentina), Nacional (Uruguai), Athletico-PR (Brasil), Independiente Del Valle (Equador) e Olímpia (Paraguai);
POTE 2: Libertad (Paraguai), Atlético Nacional (Colômbia), Internacional (Brasil), Barcelona de Guayaquil (Equador), Racing (Argentina), Corinthians (Brasil), Colo-Colo (Chile) e Fluminense (Brasil);
POTE 3: Bolívar (Bolívia), The Strongest (Bolívia), Melgar (Peru), Alianza Lima (Peru), Argentinos Juniors (Argentina), Metropolitanos (Venezuela), Aucas (Equador) e Monagas (Venezuela);
POTE 4: Liverpool (Uruguai), Deportivo Pereira (Colombia), Ñublense (Chile), Patronato (Argentina), Independiente de Medellín (Colômbia), Atlético-MG (Brasil), Sporting Cristal (Peru) e Cerro Porteño (Paraguai).