Nelsinho Piquet bateu no muro de maneira proposital por ordens do chefe de equipe da Renault, no GP de Singapura de 2008Reprodução

Mesmo após 15 anos, o 'Singapuragate' continua chamando a atenção. Maior escândalo da história recente da Fórmula 1, o GP de Singapura de 2008 teve como principal protagonista o brasileiro Nelsinho Piquet, filho do tricampeão mundial Nelson Piquet. Em entrevista ao podcast 'Pelas Pistas', o piloto recordou a pressão e as ameaças do chefe de equipe da Renault, Flavio Briatore. 
"A pressão do Flavio (Briatore) era muito grande. Me colocaram contra a parede e psicologicamente eu não tive como reagir. As pessoas me perguntam se faria de novo e é óbvio que não. Mas você não tem ninguém ali com você. Ele dizia: "Olha, é sua última chance"... E você vê seu sonho, pelo qual lutou a vida inteira, e parece que tudo está dando errado", disse o piloto. 
O episódio afetou a disputa pelo título entre Felipe Massa e Lewis Hamilton - que foi campeão por um ponto de diferença. Recentemente, o ex-chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, admitiu que tinha provas para investigar a corrida ainda durante a temporada de 2008 e que se arrepende da decisão de não anular a corrida de Singapura. Por conta disso, o brasileiro avalia ações legais para ser reconhecido como campeão.
Relembre o 'Singapuragate'
Em 2008, Nelsinho Piquet pilotava na Renault ao lado do bicampeão mundial Fernando Alonso. Cumprindo ordens do chefe de equipe Flavio Briatore e do engenheiro Pat Symonds, o piloto colidiu intencionalmente na curva 14 do Circuito de Marina Bay, quando Felipe Massa liderava a prova. A paralisação da corrida com o safety car ajudou o espanhol a vencer a corrida.
Na ocasião, Felipe Massa entrou nos boxes sob bandeira amarela, mas a Ferrari cometeu um erro em liberá-lo com a mangueira de reabastecimento ainda presa em seu carro e ele despencou na classificação, ficando sem pontuar. Massa chegou na prova com 77 pontos, um a menos que o então líder Hamilton. Depois da corrida, o britânico ampliou sua vantagem na ponta do Mundial para sete pontos.
No fim da temporada, a diferença entre Hamilton e Massa voltou a ser de um ponto. Na corrida do Brasil, a última do calendário daquele ano, o brasileiro venceu, mas terminou com o vice-campeonato após o britânico conseguir a ultrapassagem no alemão Timo Glock, na última curva. A ultrapassagem deu a Hamilton a pontuação necessária para superar Massa por um ponto.