Nelsinho Piquet bateu no muro de maneira proposital por ordens do chefe de equipe da Renault, no GP de Singapura de 2008Reprodução
Nelsinho Piquet recorda ameaças de Briatore no escândalo de Singapura
Piloto foi o pivô do maior escândalo recente da Fórmula 1, que afetou a disputa do título entre Felipe Massa e Lewis Hamilton
Mesmo após 15 anos, o 'Singapuragate' continua chamando a atenção. Maior escândalo da história recente da Fórmula 1, o GP de Singapura de 2008 teve como principal protagonista o brasileiro Nelsinho Piquet, filho do tricampeão mundial Nelson Piquet. Em entrevista ao podcast 'Pelas Pistas', o piloto recordou a pressão e as ameaças do chefe de equipe da Renault, Flavio Briatore.
"A pressão do Flavio (Briatore) era muito grande. Me colocaram contra a parede e psicologicamente eu não tive como reagir. As pessoas me perguntam se faria de novo e é óbvio que não. Mas você não tem ninguém ali com você. Ele dizia: "Olha, é sua última chance"... E você vê seu sonho, pelo qual lutou a vida inteira, e parece que tudo está dando errado", disse o piloto.
O episódio afetou a disputa pelo título entre Felipe Massa e Lewis Hamilton - que foi campeão por um ponto de diferença. Recentemente, o ex-chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, admitiu que tinha provas para investigar a corrida ainda durante a temporada de 2008 e que se arrepende da decisão de não anular a corrida de Singapura. Por conta disso, o brasileiro avalia ações legais para ser reconhecido como campeão.
Relembre o 'Singapuragate'
Em 2008, Nelsinho Piquet pilotava na Renault ao lado do bicampeão mundial Fernando Alonso. Cumprindo ordens do chefe de equipe Flavio Briatore e do engenheiro Pat Symonds, o piloto colidiu intencionalmente na curva 14 do Circuito de Marina Bay, quando Felipe Massa liderava a prova. A paralisação da corrida com o safety car ajudou o espanhol a vencer a corrida.
Na ocasião, Felipe Massa entrou nos boxes sob bandeira amarela, mas a Ferrari cometeu um erro em liberá-lo com a mangueira de reabastecimento ainda presa em seu carro e ele despencou na classificação, ficando sem pontuar. Massa chegou na prova com 77 pontos, um a menos que o então líder Hamilton. Depois da corrida, o britânico ampliou sua vantagem na ponta do Mundial para sete pontos.
No fim da temporada, a diferença entre Hamilton e Massa voltou a ser de um ponto. Na corrida do Brasil, a última do calendário daquele ano, o brasileiro venceu, mas terminou com o vice-campeonato após o britânico conseguir a ultrapassagem no alemão Timo Glock, na última curva. A ultrapassagem deu a Hamilton a pontuação necessária para superar Massa por um ponto.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.