Vincent Kompany é o técnico do Burnley OLI SCARFF / AFP

O ex-jogador Vincent Kompany precisou de apenas uma temporada como treinador do Burnley para ganhar os holofotes na Inglaterra. Ídolo do Manchester City, o belga comandou o time na conquista do título da segunda divisão inglesa e, por isso, recebeu uma renovação contratual de cinco anos. 
"Burnley e Turf Moor (estádio da equipe) pareciam certos desde o início, então também parece certo assinar pelos próximos cinco anos. Juntamente com os torcedores, fizemos de Turf Moor uma fortaleza novamente e continuamos ansiosos pelo futuro e pelo trabalho de tornar Burnley melhor a cada passo", disse Kompany.
Na campanha do título da segunda divisão, o Burnley soma 98 pontos, com 28 vitórias, 14 empates e três derrotas em 45 jogos. O clube pode ultrapassar a marca centenária nesta segunda-feira (8), às 11h (de Brasília), contra o Cardiff, no Turf Moor. 
Como jogador, Vincent Kompany conquistou quatro títulos do Campeonato Inglês, quatro Copas da Liga, duas Copas da Inglaterra e duas Supercopas da Inglaterra com o Manchester City. Ao todo, defendeu o clube por 11 temporadas, com 360 jogos e 20 gols. Ele saiu em 2019. 
Kompany aposentou no Anderlecht, da Bélgica, justamente o clube que o revelou para o futebol, em 2020. Foi também por lá que ele iniciou a carreira como treinador, no mesmo ano em que pendurou as chuteiras. Em 2022, o belga decidiu retornar a Inglaterra e assinou com o Burnley.