Após um bom início de Campeonato Brasileiro, vencendo o Atlético Mineiro fora de casa e empatando com o Palmeiras no Maracanã - os dois últimos campeões nacionais -, o Vasco vem acumulando uma sequência ruim de resultados. Já são quatro jogos sem vencer, com três empates e uma derrota. Contra o Coritiba, na última quinta-feira, no empate em 1 a 1 no Couto Pereira, o time voltou a mostrar um de suas principais deficiências: o ataque.
Para a partida de hoje, contra o Santos, às 16h, em São Januário, o ataque Cruzmaltino vai precisar colocar o pé na forma para ajudar o time a descolar da zona de rebaixamento. Para isso, os torcedores esperam que Gabriel Pec, Alex Teixeira e Pedro Raul estejam em uma tarde inspirada para balançar as redes do time paulista.
A falta de criatividade do time e de eficiência do seu ataque tem se refletido também nos números. O Vasco é a equipe que menos finalizou até agora no Brasileirão. Passadas cinco rodadas, foram apenas 45 arremates, sendo somente 15 na direção certa. Com seis gols marcados - apenas dois nas últimas quatro partidas -, tem a sétima pior marca até o momento.
Na temporada, as estatísticas também não são favoráveis. Com 33 bolas na rede em 20 jogos, os vascaínos têm o quinto pior volume entre os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Apenas o Corinthians, com 31, o Santos, com 29, o Coritiba, com 24, e o Cruzeiro, com 21, tiveram um desempenho pior nesta primeira metade da temporada.