Luis Rubiales e Javier Tebas durante encontroDivulgação/LaLiga

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, condenou o ataque de Javier Tebas, mandatário da LaLiga, a Vini Jr, do Real Madrid, nas redes sociais. Após o brasileiro subir o tom nas críticas ao campeonato pela falta de impunidade aos racistas durante a temporada, Tebas rebateu e defendeu a liga. 
"Ignorem, por favor, o comportamento irresponsável do presidente da LaLiga (Javier Tebas). Os dirigentes não têm que ficar se envolvendo em redes sociais. Tem que tratar de solucionar os problemas. O Vini Jr foi atacado muito gravemente com insultos racistas. Não era o momento", disse.
Vini Jr foi alvo de racismo durante toda a temporada. Em oito ocasiões, a LaLiga identificou os racistas e encaminhou os casos para a Justiça, mas a maioria dos casos foram arquivados. Porém, o episódio contra o Valencia foi o mais grave. O brasileiro identificou um racista e o jogo foi paralisado. Mas os insultos subiram de tom ao longo do duelo. Rubiales reconheceu que existe um problema de educação no país.
"É um assunto que ganhou uma dimensão além do futebol e não é a primeira vez. Temos um problema em nosso país de educação, de racismo. Temos um problema sério que mancha todo um time, torcedores e um país inteiro. Vinícius ou qualquer jogador que receber qualquer insulto tem meu apoio e da Federação. Algumas pessoas falam sobre comportamento em campo, mas é para isso que servem os árbitros", afirmou.