Joan Laporta é o presidente do BarcelonaFOTO: LLUIS GENE / AFP

A LaLiga, grupo organizador do Campeonato Espanhol, aprovou nesta terça-feira (6) o plano financeiro do Barcelona para as próximas duas temporadas. Com a aprovação, o clube catalão poderá inscrever os atletas que renovaram o contrato recentemente, além de manter o sonho pelo retorno do ídolo Lionel Messi.
Recentemente, o Barcelona renovou os contratos de Pablo Gavi, Ronald Araújo, Sergi Roberto e Marcos Alonso. A LaLiga considerou que o Barça se esforçou nos últimos meses para se manter dentro das regras financeiras estabelecidas para os clubes participantes do Campeonato Espanhol. 
Para aprovar o plano financeiro, a organizadora do Campeonato Espanhol determinou que o Barcelona não ultrapasse a regra dos 40% nos próximo mercado de transferências. A LaLiga também aplicou uma série de reduções do plano, como não contabilizar venda de jogadores até que sejam 100% completadas.
O Barcelona sonha com o retorno de Messi para a próxima temporada, mas corre por fora na disputa. Sem muito dinheiro para investir, o clube catalão tenta convencer o argentino, que interessa ao futebol saudita e americano. O Al Hilal, da Arábia Saudita, é o favorito na disputa, com uma proposta de R$ 2 bilhões anuais. 
Messi ficará livre no mercado e poderá assinar sem custos com qualquer clube. Após duas temporadas no Paris Saint-Germain, o craque argentino optou por não renovar o contrato. Ele conquistou dois títulos do Campeonato Francês e um da Supercopa da França, além de 75 jogos, 32 gols e 35 assistências.