Richard foi afastado do Cruzeiro em maioGustavo Aleixo / Cruzeiro

Ex-jogador do Fluminense e do Vasco, o volante Richard, atualmente no Cruzeiro, foi convidado a depor na CPI das Apostas. Ele é um dos 20 nomes citados no esquema de manipulação de resultados. O requerimento foi aprovado na última terça-feira (06) e ainda não há data definida para o depoimento.
Richard, de 29 anos, apareceu em prints de conversas investigadas pela Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás. Por esse motivo, o volante foi afastado do Cruzeiro no começo de maio e, desde então, não pisou nos gramados. O envolvimento do jogador com o esquema de manipulação de resultados teria acontecido quando o volante ainda atuava no Ceará, no ano passado. Na apuração dos fatos, ele teria recebido dinheiro para levar um cartão amarelo em uma partida do Campeonato Brasileiro de 2022.
Richard jogou no Fluminense entre 2017 e 2018. No clube, ele teve uma passagem com altos e baixos, mas no geral não convenceu a torcida. Entretanto, ficou marcado por fazer o gol que garantiu a permanência da equipe na Série A do Campeonato Brasileiro de 2018, na vitória contra o América-MG pelo placar de 1 a 0 na última rodada. Ao todo, disputou 67 partidas e marcou quatro gols com a camisa do time das Laranjeiras.
O volante de 29 anos chegou no Vasco em 2019, emprestado pelo Corinthians, após passar metade da temporada no clube paulista. Novamente, Richard não convenceu e saiu do Cruzmaltino no fim do ano. No clube de São Januário, ele disputou 25 jogos e deu apenas uma assistência.