Filipe Toledo é o atual bicampeão mundial de surfe e está nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024Divulgação/WSL
Federação ameaça atletas que não participarem do Pré-Olímpico com exclusão das Olimpíadas
Ofício ressalta que surfistas só poderão se ausentar em caso de lesão
Rio - A Associação Internacional de Surfe (ISA) enviou nesta quinta-feira (21) um ofício que obriga que os atletas já garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 participem do ISA Games no próximo ano. O evento é classificatório para as Olimpíadas e acontecerá entre os dias 22 de fevereiro e 2 de março, em Porto Rico.
No ofício destinado às confederações nacionais, a entidade do surfe ressaltou que dispensas só serão aceitas mediante a apresentação de atestado médico comprovando lesão. Caso a norma não seja obedecida, tantos os surfistas quanto os países podem ser punidos com a desclassificação das Olimpíadas de Paris.
O ISA Games é disputado em equipes com três atletas. Os dois melhores de cada país no ranking da Liga Mundial de Surfe (WSL) são obrigados a disputar a competição, segundo o regulamento. O terceiro nome é escolhido pelas confederações nacionais.
Seguindo a regra, o Brasil terá o atual bicampeão mundial Filipe Toledo e João Chianca, o Chumbinho, como nomes certos. A Confederação Brasileira de Surfe (CBS) já confirmou que o terceiro representante será Gabriel Medina, que ficou em sexto lugar no ranking da WSL.
A escolha por Gabriel Medina também é pensando nos Jogos Olímpicos. O surfe nas Olimpíadas de Paris será realizado em Teahupoo, no Taiti, que é uma ilha que pertence a França. O tricampeão mundial venceu as etapas de Teahupoo em 2014 e 2018, e somente uma vez não chegou na final (2016). Em outras quatro oportunidades foi vice (2015, 2017, 2019 e 2023).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.