Bernard Casoni foi suspenso pelo OrleansFrancois Nascimbeni / AFP

O Orleans, da terceira divisão da França, anunciou nesta terça-feira (10) a suspensão de seu técnico, Bernard Casoni. O clube abriu uma investigação interna por comentários racistas após denúncias de jogadores e ele ficará afastado durante as apurações.
Antes da partida de sexta-feira (6) contra o Nancy, o técnico francês concedeu entrevista coletiva e fez comentários racistas que irritaram o elenco, que também denunciou outras práticas.
"O meu papel é ajudar os jogadores a resolverem problemas. Já fiz isso em todos os clubes que passei, fiz isso com norte africanos. Eles não são mais estúpidos que os norte-africanos", afirmou o treinador.
De acordo com a imprensa francesa, Bernard Casoni também apresentou outras atitudes racistas. Os jogadores o acusam de, em um treino, ter dito que os jogadores negros do time não precisavam utilizar números.
Segundo o jornal "France Bleu Orléans", um ex-dirigente afirmou que o treinador teria pedido a contratação de jogadores brancos.
"A minha frase sobre os norte-africanos na coletiva de imprensa foi para dizer aos meus jogadores que são tão inteligentes quanto eles. Trabalhei lá por seis anos, você acha que sou racista? E nunca pedi para branquear o plantel, só quero que haja equilíbrio", defendeu-se.
Bernard Casoni ficará afastado até o fim das investigações. Enquanto isso, o Orleans é penúltimo colocado na Terceira Divisão da França, com apenas duas vitórias e dois empates em oito jogos.