Cairo Santos é jogador do Chicago BearsGREG FIUME/AFP

Rio - Primeiro brasileiro a entrar na NFL, a liga de futebol americano nos Estados Unidos, Cairo Santos está em sua décima temporada em atividade. O jogador, de 31 anos, se destacou principalmente pelo Kansas City Chiefs entre 2014 e 2017, e possui um dos maiores índices de acertos de field goals. Em entrevista ao "ge", o jogador revelou sua admiração pelo ex-jogador Zico e a torcida pelo Flamengo.
"Às vezes me belisco para ver se é realmente verdade que vou para a minha décima temporada na liga. É um grande sonho que eu ainda continuo realizando. Quando converto um field goal, me sinto como o Zico marcando um gol de falta no Maracanã. Essa é a sensação que tenho. Ainda sinto que sou um jogador de futebol, jogando o esporte errado", disse o jogador.
Na juventude, Cairo Santos treinou na escolinha do Zico e do Fluminense. Ele se mudou para os Estados Unidos ainda novo em busca de uma bolsa de atleta em uma universidade. O menino que sonhava em viver do futebol, se encontrou em outro esporte: o futebol americano. Cairo se destacava em suas finalizações e rapidamente se tornou um "kicker".
Cairo Santos recebeu uma bolsa da Universidade de Tulane, onde jogou por quatro temporadas e foi eleito o melhor kicker da NCAA, a principal liga universitária. O brasileiro entrou no radar das equipes da NFL e foi contratado pelo Kansas City Chiefs em 2014, onde permaneceu até 2017. Ele foi o primeiro brasileiro a atuar na liga de futebol americano.
Além do Kansas City Chiefs, Cairo Santos teve passagens pelo Los Angeles Rams e Tampa Bay Buccaneers em 2018, e pelo Tennessee Titans em 2019. Desde 2020, defende o Chicago Bears, onde teve uma curta passagem em 2017. Até a última temporada, somava 185 field goals certos em 219 tentativas, com índice de 84,5% de acerto (um dos maiores da liga).