Atal compartilhou um vídeo do pregador palestino Mahmoud al-Hasanat pedindo "um dia negro sobre os judeus"Reprodução / Instagram
Jogador do Nice é detido após post sobre conflito na Faixa de Gaza
Atal é acusado de incitação pública ao ódio e à violência pelo Ministério Público da França
França - O zagueiro argelino Atal, do Nice, foi detido na noite de quinta-feira (23), por causa de uma postagem nas redes sociais sobre o conflito entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza. Segundo o jornal francês 'Nice-Matin', o jogador é alvo de uma investigação preliminar aberta pelo Ministério Público da França por "incitação pública ao ódio e à violência". O órgão chegou também a considerar "apologia ao terrorismo", mas retirou a acusação.
Com o aumento da tensão na Faixa de Gaza no começo de outubro, Atal compartilhou um vídeo do pregador palestino Mahmoud al-Hasanat pedindo "um dia negro sobre os judeus". O jogador apagou a publicação, mas sofreu punições no âmbito do futebol devido à abertura do processo movido pelo MP da França. Ele foi afastado pelo Nice por tempo indeterminado e, no fim de outubro, foi suspenso por sete jogos do Campeonato Francês.
Atal se desculpou pelo post nas redes sociais declarando "ter consciência de ter chocado diversas pessoas, o que não era a intenção", que "condena firmemente todas as formas de violência", e que "jamais apoia uma mensagem de ódio".
O argelino entrou em campo pela última vez em outubro, no empate sem gols com o Brest. O Nice é o atual vice-líder do Campeonato Francês, a única equipe que ainda não perdeu na competição. O primeiro colocado é o PSG, com um ponto a mais do que o time de Atal na tabela.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.