Cerimônia do Time RJ realizado no Palácio GuanabaraFylipe Telheiro/Secretaria de Esporte e Lazer

O Palácio Guanabara abrigou um evento em prol dos atletas estaduais do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (30). Mais de 500 atletas receberam uma homenagem do governador Cláudio Castro, além de um certificado emitido pelo Governo do Estado destacando o comprometimento e desempenho no esporte. Também foram condecorados os atletas que recebem o benefício do Bolsa Atleta RJ, que destina uma verba de incentivo a mais de 400 pessoas. 
"Isso aqui é a realização de um sonho. Além dos grandes eventos que retornaram para o Rio de Janeiro, também concentramos nossos esforços no apoio aos atletas, especialmente os da base. Sei que o Bolsa Atleta RJ faz a diferença na vida desses jovens. Também reforço o nosso comprometimento com os atletas paralímpicos, que são exemplos de força e superação. Parabéns a todos que contribuem diariamente para o esporte brasileiro e para o progresso do Rio de Janeiro", destacou Castro. 
Programa da Secretaria de Esporte e Lazer, o Bolsa Atleta RJ é uma ação do Governo do Rio que destina aos atletas recursos para a compra de equipamentos, gastos com saúde, alimentação, transporte, além de custeio para inscrições de torneios e campeonatos. Para 2023/2024, foram selecionados 562 atletas, o maior número desde o início do projeto. Todos vão receber bolsas entre R$ 500 a R$ 5 mil, no período 12 meses. 

"Parabenizo os nossos atletas do Time RJ e toda a delegação envolvida. O Bolsa Atleta RJ é um dos bons exemplos, que nos fez alcançar esse patamar de reconhecimento. Temos aqui atletas que são referências para as futuras gerações. E esse é o legado que queremos deixar por meio do esporte, que é a disciplina, coragem e independência" disse o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Tricampeão mundial de surfe adaptado, o atleta paralímpico Davi Teixeira, o Davizinho Radical, comentou a importância do benefício do Bolsa Atleta RJ e falou sobre a inclusão no esporte. 

"Tenho muito orgulho em ser carioca e receber o Bolsa Atleta por meio de um governo que apoio e incentiva o esporte, inclusive o esporte adaptado. A bolsa é uma ferramenta muito importante para continuarmos no esporte, financiando o nosso transporte, a alimentação e as viagens para competir. Isso nos proporciona a conquistar o que é mais importante para nós, atletas: a medalha no peito", disse.

O jovem Mythis Batista de Oliveira, de 16 anos, é um dos mais de 500 atletas que estiveram presentes na cerimônia no Palácio Guanabara. O atleta, que começou no esporte por meio de um projeto social em sua comunidade, hoje é campeão de wrestling. 

"Ao longo de três anos, já coleciono mais de 20 medalhas. O esporte me trouxe também a oportunidade de competir fora do Brasil, na Colômbia. Isso tudo somente é possível por que recebo o Bolsa Atleta RJ, que me ajuda na compra de equipamentos, nas viagens e na alimentação", contou Mythis.