Rio - Dois clubes grandes do estado de São Paulo viveram momentos distintos nesta quarta-feira. O Palmeiras empatou com o Cruzeiro, em Belo Horizonte, e conquistou pela 12ª vez na história o título do Brasileiro. Foi a segunda conquista seguida do clube paulista na competição.
Porém, a noite foi de tristeza para os santistas. Na Vila Belmiro, o Peixe perdeu para o Fortaleza por 2 a 1 com as vitórias de Bahia sobre o Atlético-MG e do Vasco para o Bragantino, o clube paulista irá disputar a Série B pela primeira vez na história.
Com a queda do Santos, apenas dois clubes brasileiros jamais disputaram a Série B em todos os tempos. O São Paulo e o Flamengo, que se enfrentaram também nesta quarta-feira, com vitória dos paulistas, no Morumbi.
Título do Palmeiras
No Mineirão, nesta quarta-feira, o Palmeiras fez uma exibição típica de um time prestes que pouco precisava fazer para soltar o grito de campeão. Endrick foi novamente o melhor palmeirense em campo e marcou seu 11º gol neste Brasileirão. O Cruzeiro reagiu no segundo tempo e conquistou o empate. O placar de 1 a 1 foi resultado suficiente para as pretensões de ambos: o título alviverde e a vaga celeste na próxima edição da Copa Sul-Americana.
Este foi o quarto bicampeonato do Palmeiras no torneio nacional (1967/67, 1972/73, 1993/94 e 2022/23). De quebra, Abel se torna o segundo treinador com mais títulos na história do clube alviverde (nove), superando Vanderlei Luxemburgo e ficando a um troféu de Oswaldo Brandão. O português ainda se torna o técnico estrangeiro com mais títulos no País e o único com dois títulos do Brasileirão.
A temporada 2023 se encerra para o Palmeiras com três troféus erguidos: Supercopa do Brasil, Paulistão e Brasileirão. O time arrecadou por seu desempenho nas competições do ano um total de R$ 134,5 milhões, somando valores das disputas da Libertadores, Copa do Brasil e bônus pagos pela patrocinadora.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.