Cristo Redentor e, ao fundo, o Maracanã, pontos turísticos do RioVanderlei Almeida/AFP

Rio - Após o anúncio da candidatura de São Paulo, ainda em 2023, para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), declarou em suas redes sociais, na noite do último sábado (23), que está elaborando uma proposta com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), visando a realização da competição nas duas cidades.

De acordo com Neves, o objetivo é que o Rio de Janeiro seja a sede principal em 2031 e Niterói receba algumas modalidades. Paes confirmou a ideia e compartilhou a publicação.
Isabel Swan, presidente da Comissão de Atletas da PanAm, marcou presença no Fórum Continental da organização na República Dominicana, na última quinta-feira (21). De acordo com Rodrigo Neves, a velejadora medalhista de bronze em Pequim 2008, que será a vice-prefeita de Niterói a partir de 2025, teve reunião para abordar o tema sobre as duas cidades serem sedes do Pan.
A disputa entre as duas principais cidades do país promete ser acirrada nos bastidores para que os Jogos Pan-Americanos voltem a ser disputados. Tanto a capital carioca quanto a paulista já foram palco, sendo o em 2007 e São Paulo em 1963.