Vini Jr é o melhor jogador do mundo em 2024. O atacante do Real Madrid e da seleção brasileira ganhou o prêmio The Best, entregue pela Fifa, e supera a decepção de perder o troféu Bola de Ouro, entregue pela revista France Football', para Rodri, do Manchester City. De quebra, faz o Brasil voltar a ter um representante no topo 17 anos depois.
Desde a conquista de Kaká, em 2007, o país vivia esse jejum, que por sinal foi o maior desde o início da premiação da Fifa, em 1991. Além do ex-meia, Vini Jr repete Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, e retoma uma tradição de ter um jogador brasileiro como o melhor do mundo.
Domínio brasileiro por uma década
Romário foi o primeiro dessa lista, em 1994, após levar a Seleção ao tetra da Copa do Mundo. Dois anos depois foi a vez de Ronaldo Fenômeno, que também seria coroado em 1997, e voltaria a ser em 2002, ao comandar a conquista do penta.
Rivaldo, em ano brilhante pelo Barcelona, em 1999 também recebeu o prêmio, enquanto Ronaldinho foi o vencedor em 2004 e 2005, também jogando pelo clube catalão.
Já Kaká fechava a lista de brasileiros ao ter grande temporada pelo Milan, em 2007. Até então, o maior período sem um brasileiro eleito o melhor do mundo havia sido três anos, no início da premiação, entre 1991 e 1993.
Fim de uma era
Só que, há 17 anos, deu-se o início do domínio de Cristiano Ronaldo e Messi. O craque argentino ganhou oito vezes, enquanto o português, outras cinco, nesse período.
Além deles, apenas o croata Modic e o polonês Lewandowski (duas vezes) levaram a premiação. E agora Vini Jr dá fim ao jejum brasileiro, sendo o grande favorito pelo que fez nas conquistas da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol pelo Real Madrid, no primeiro semestre.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.