A Premier League anunciou, nesta terça-feira (1º), que adotará a tecnologia do impedimento semiautomático a partir da 32ª rodada, que começa no dia 12 de abril. O sistema passou por testes no Campeonato Inglês e funcionou em jogos da Copa da Inglaterra. Sem incidentes, foi validado e entrará em vigor neste mês.
A tecnologia foi implementada na Copa do Mundo de 2022, no Catar, e também foi usada na Liga dos Campeões da Europa, na Serie A (Itália) e na La Liga (Espanha).
O dispositivo é chamado de "semiautomático" porque os árbitros de vídeo devem primeiro verificar se o sistema seguiu o processo corretamente antes de confirmar a decisão ao árbitro, que então informa aos jogadores.
Confira a nota oficial da Premier League:
"A tecnologia de impedimento semiautomático automatiza elementos-chave do processo de tomada de decisão de impedimento para dar suporte ao árbitro assistente de vídeo (VAR). Ela fornece um posicionamento mais eficiente da linha de impedimento virtual, usando rastreamento óptico de jogadores, e gera gráficos virtuais para garantir uma experiência aprimorada no estádio e na transmissão para os fãs".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.