Estados Unidos - O Botafogo enfrentará Seattle Sounders, PSG e Atlético de Madrid na fase de grupos do Mundial de Clubes 2025. O primeiro desafio será contra os americanos, um dos anfitriões do torneio. Na sequência, vai encarar os europeus. Abaixo, conheça a história de cada um dos times e veja como eles chegam ao torneio.
Seattle Sounders
Jogadores do Seattle Sounders reunidos no gramadoDivulgação/X @SoundersFC
O Seatttle Sounders, da Major League Soccer (MLS), foi fundado em 2007, mas tem raízes que vêm anos antes. O clube original nasceu em 1974 e fez parte da North American Soccer League (NASL), liga que durou até 1984.
A segunda versão do Sounders é 1994. O time atuou na American Professional Soccer League - posteriomente chamada de A-League - e também disputou a United Soccer League (USL).
A equipe do técnico Brian Schmetzer conquistou a vaga com o título da Liga dos Campeões da Concacaf, em 2022. Atualmente, o Seattle Sounders ocupa a sexta posição da Conferência Oeste da Major League Soccer.
Capitão do PSG, Marquinhos levanta o troféu da Liga dos CampeõesDivulgação / PSG
O PSG foi fundado em 1970, depois da fusão entre Paris Football Club e Stade de Saint-Germain. Posteriormente, houve uma separação, mas os Sangermanois mantiveram o nome do novo clube.
A vida financeira do PSG foi turbinada em 2011, com a chegada do Qatar Sports Investments (QSI) e de Nasser Al-Khelaifi, presidente do clube. Atualmente, o time francês vive seu melhor momento.
Nesta temporada, sob o comando do técnico Luis Enrique, o Paris Saint-Germain conquistou: o Campeonato Francês com seis rodadas de antecedência; a Supercopa da França; a Copa da França; e a Liga dos Campeões.
O desempenho entre 2021 e 2024 garantiu a classificação do PSG para o Mundial de Clubes via ranking. É o caso também do Atlético de Madrid, último adversário do Botafogo no Grupo B.
Jogadores do Atlético de Madrid em jogo do Campeonato EspanholCesar Manso / AFP
Inicialmente chamado de Athletic Club Madrid, ele nasceu em 1903, impulsionado por estudantes bascos. O time adotou a camisa 'rojiblanca' (vermelha e branca) a partir de janeiro de 1911. Com isso, surgiu o apelido 'Colchoneros', pela semelhança com os colchões da época.
Posteriormente, em 1939, o clube se juntou à Aviación Nacional, a divisão esportiva da Força Aérea, e passou a se chamar Athletic Aviación de Madrid. Em 1947, adotou o nome Club Atlético de Madrid.
Os Colchoneros são o terceiro time com mais títulos do Campeonato Espanhol, com 11. O Atlético de Madrid fica atrás apenas de Barcelona (28) e Real Madrid (36).
A equipe é comandada pelo técnico Diego Simeone desde o fim de 2011. Com o argentino, o time venceu: Liga Europa (2), Supercopa da Uefa (2); Campeonato Espanhol (2); Copa do Rei e Supercopa da Espanha. Além disso, foi vice da Liga dos Campeões duas vezes.
Nesta temporada, o Atleti somou 76 pontos e ficou em terceiro no Campeonato Espanhol. No mês passado, a equipe venceu três jogos, empatou um e perdeu um. No período, os Colchoneros fizeram 12 gols e sofreram apenas três.
O 2024/25 também ficou marcado pelo confronto diante do Real Madrid nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Os Rojiblancos foram melhores na partida da volta e venceram por 1 a 0. O placar forçou a prorrogação e a decisão por pênaltis. Aqui, porém, os Merengues levaram a melhor e eliminaram os Colchoneros.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.