Lionel Messi é o grande astro do Inter Miami no Mundial de ClubesKevin C. Cox / AFP

França - Antes do confronto pelas oitavas de final do Mundial de Clubes entre PSG e Inter Miami, o atacante Lionel Messi recebeu duras críticas da imprensa francesa. O argentino, de 38 anos, defendeu o clube de Paris e viveu momentos de altos e baixos. Além disso, conquistou a Copa de 2022 em cima da seleção da França.
Em solo americano desde 2023, Lionel Messi vem sendo crítico ao abordar sua passagem pelo clube de Paris. Em entrevista antes do acordo com o Inter Miami, o atleta afirmou não ter sido feliz no PSG e que houve dificuldades de adaptação. "Tive dificuldades para me adaptar no dia a dia, nos treinos, nos jogos.”, disse o Camisa 10. 
O fraco desempenho, somado com a vitória na final da Copa do Mundo sob a França, as declarações dele causaram revolta na imprensa francesa. O ex-jogador Jérôme Rothen, em programa da Rádio "RMC Sport", o teceu duras críticas.
"Todos estão abertos a críticas. Ainda mais quando você fez o mundo de bobo no Paris Saint-Germain por dois anos, mesmo que tenha sido o PSG que te salvou. Primeiro, seu salário, porque o Barcelona te expulsou já que não podia mais te pagar, e porque nenhum clube na Europa permitiria que você ganhasse tanto, enquanto permanecia no mais alto nível para ganhar a Copa do Mundo. Entendemos claramente que foi por isso que você veio para Paris", disse o ex-lateral.
Rothen, que também jogou pelo PSG, questionou o fato de Messi não ter se sentido bem tratado pelo clube e pela torcida.
“Por que você diz que eles te expulsaram e que o clube não te respeitou? Mas você respeitou as pessoas aqui? Ele não respeitou ninguém, e menos ainda os franceses”, finalizou.

O reencontro

Será a Primeira vez que Lionel Messi enfrenta um ex-time e promete forte rivalidade entre os dois lados. O lateral do PSG, Achraf Hakimi, já afirmou ter boa relação com o craque mas dentro de campo não serão amigos.
O companheiro de Barcelona e agora de Inter Miami, Jordi Alba esquentou os ânimos entre os lados. O lateral espanhol alegou que sabe o quanto Messi ama o clube catalão, mas não tem a mesma certeza sobre a equipe parisiense.
Paris Saint-Germain e Inter Miami se enfrentam, neste domingo (29), no Mercedes Benz-Stadium, em Atlanta. A bola rola a partir das  13h (de Brasília).