Vencedor da Liga dos Campeões em 2024/25, PSG seria beneficiado por nova mudança na regra de mata-mataDivulgação / PSG

O Comitê Executivo da Uefa aprovou uma mudança com o objetivo de dar mais importância à fase de pontos corridos da Liga dos Campeões. A partir da temporada 2025/26, os times que terminarem melhor colocados terão o direito de decidir em casa os jogos de volta em todas as fases do mata-mata até a semifinal.

Mais importância para a fase classificatória

Na última temporada, só os oito melhores colocados na fase classificatória garantiam jogar em casa a partida de volta apenas nas oitavas de final. As quartas e semifinais tinham os mandos definidos por sorteio.

Possibilidade de troca da vantagem

Outro detalhe é que essa vantagem pode ser herdada. Se um time cabeça de chave for eliminado nas oitavas, o adversário que o derrotou passa a ter esse benefício nas próximas fases.
Na edição passada, por exemplo, isso aconteceria com o PSG ao eliminar o Liverpool (que terminou em primeiro na classificatória), o que permitiria ao time francês decidir as quartas e semifinais em casa.

Nova regra além da  Liga dos Campeões

Com a mudança, a Uefa tenta corrigir distorções e tornar mais justa a vantagem obtida pelas melhores campanhas.
Essa novidade não se limita apenas à principal competição continental de clubes. Liga Europa, Liga Conferência e Liga dos Campeões Feminina também passarão a seguir o mesmo critério para definir o mando de campo nas fases decisivas.