Em sua primeira temporada, Gabriel Bortoleto soma 14 pontos e ocupa o 17º lugar na tabela da Fórmula 1Dimitar Dilkoff / AFP

Rio - Tetracampeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel exaltou Gabriel Bortoleto. Durante o Rio Innovation Week, nesta terça-feira (12), o ex-piloto alemão analisou o potencial do piloto brasileiro, que é um dos novatos da principal categoria de automobilismo, e ressaltou que o calouro da Sauber pode se tornar um piloto de ponta nos próximos anos.
"Eu já o vi algumas vezes. É muito jovem, tem bastante tempo. Pouco a pouco está progredindo, esse carro dele esse ano não é muito forte, mas ajuda a se desenvolver para que ele aprenda os mecanismos que são importantes na Fórmula 1. Seria ótimo vê-lo como um piloto de ponta nos próximos anos, ele é muito promissor. Esperamos tê-lo por muitos anos no futuro", disse. 
Gabriel Bortoleto, de 20 anos, soma 14 pontos na temporada e ocupa o 17º lugar na classificação dos pilotos. Nas últimas corridas, o jovem brasileiro apresentou uma evolução e conseguiu se manter na zona de classificação em três etapas, além de ficar entre os dez melhores em uma corrida sprint. A boa relação com o companheiro Nico Hulkenberg também tem sido motivo de elogios.
Sebastian Vettel defendeu BMW/Sauber, STR, RBR, Ferrari e Aston Martin durante sua carreira na Fórmula 1. No Rio Innovation Week, o ex-piloto alemão falou sobre questões relacionadas à sustentabilidade e legado na categoria, além de comentar sobre os rumores de volta dos motores V10, considerados clássicos pelos fãs de Fórmula 1, mas que não eram focados na sustentabilidade.
"É verdade que os V10 tinham uma emoção que talvez os motores atuais não tenham, mas não podemos ignorar o fato de que os tempos mudaram em relação a 20 anos atrás. Se quisermos olhar para isso de forma mais séria, precisamos esperar e analisar o quadro completo. Os novos regulamentos estão chegando e precisamos esperar por eles primeiro", afirmou.