Jogadores dos times A e B do Fluminense celebram título brasileiroDivulgação / Thaís Sampaio

Nem o mais criativo dos roteiristas poderia idealizar um desfecho tão emocionante para o XV Campeonato Brasileiro Interclubes de futebol de mesa (regra dadinho 9 x 3), disputado entre os dias 16 e 17 de agosto, em Juiz de Fora (MG). Campeão em 2023, o Fluminense A faturou o título pela segunda vez, graças a um gol do craque Bandini, no 'tem-chute', que garantiu a vitória por 2 a 1 sobre o Avaí (SC) e a conquista da Série Ouro com uma rodada de antecedência – o Tricolor ficou invicto na fase final, em pontos corridos, com sete vitórias em sete partidas. O Flamengo A foi o vice-campeão, seguido por River A (campeão em 2024) e America – Duque de Caxias, Avaí, Liga Fonte e Eldorado A completaram a classificação na divisão principal.

A definição da Série Ouro seguiu equilibrada até a sexta e penúltima rodada, quando Fluminense A, River A e Flamengo A seguiam com chances de serem campeões. Neste momento, porém, os Deuses do futebol de mesa entraram em ação. Para alegria do Time de Guerreiros, que precisava bater o Avaí e torcer por tropeços de riveristas e rubro-negros, o que aconteceu. Mas o triunfo sobre a agremiação catarinense só veio ao 'apagar das luzes'.
As partidas em três mesas do confronto, que estava 1 a 1, haviam se encerrado e Bandini, que empatava com Capella, ainda teria a chance de finalizar a sua jogada após o apito do cronômetro. Concentração, respiração e... gol. Gol da vitória, por 2 a 1, gol do título. "Realizei o sonho de todo botonista. Foi indescritível", vibrou Bandini.

Organizado pela Federação Mineira de Futebol de Mesa (Fefumenge), o Brasileiro Interclubes reuniu 220 botonistas de 32 equipes que representaram 25 clubes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
As 64 mesas espalhadas em um dos ginásios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tiveram duelos de alto nível tanto no dia 16, nas fases preliminares, quanto no dia 17, quando os oito finalistas disputaram o título não só da Série Ouro, mas da Prata, Bronze e Extra, que tiveram como campeões Vasco A, Tupi (MG) e Base Forte (SP). Ano que vem, o Brasileiro Interclubes será em Curitiba (PR).
Reportagem de Alysson Cardinalli