O Brasil estreou nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 contra a BolíviaVitor Silva/CBF

Rio - Dois anos se passaram desde o último encontro entre Brasil e Bolívia. As seleções mediram forças na estreia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 e voltam a jogar nesta terça-feira (9), a partir das 20h30 (de Brasília), pela última rodada. De lá para cá, a Amarelinha passou por mudanças tanto dentro quanto fora de campo.
No dia 8 de setembro de 2023, o Brasil foi a campo para enfrentar a Bolívia com: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Ibañez) e Renan Lodi (Caio Henrique); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Neymar; Raphinha, Rodrygo (Gabriel Jesus) e Richarlison (Matheus Cunha).
A Seleção foi comandada por Fernando Diniz, que dividia as funções com o trabalho no Fluminense. Naquela época, a CBF escolheu o técnico do Tricolor como interino enquanto aguardava o italiano Carlo Ancelotti.
O jogo contra a Bolívia, em Belém, foi justamente a estreia de Fernando Diniz à frente da seleção brasileira. A Amarelinha deu show e venceu por 5 a 1 com gols de Raphinha, Rodrygo (2) e Neymar (2). Ábrego descontou para os bolivianos.
Aquela noite foi histórica para Neymar. Isso porque ele chegou aos 79 gols com o Brasil, ultrapassou Pelé e assumiu o topo no ranking de artilheiros da seleção, levando-se em consideração apenas jogos oficiais.

Última rodada

Fernando Diniz, porém, foi demitido em janeiro de 2024. Dorival Júnior assumiu o posto, mas caiu no fim março deste ano. Já no mês de maio, a CBF confirmou a contratação de Carlo Ancelotti, que vai para seu quarto jogo à frente da seleção brasileira.
Em relação ao time que foi a campo na primeira rodada, sequer foram convocados os seguintes nomes: Ederson, Danilo, Ibañez, Renan Lodi, Neymar, Rodrygo e Gabriel Jesus.
Já Matheus Cunha e Joelinton estavam na lista do italiano, mas foram cortados por lesão. Casemiro, por sua vez, estava com a Seleção, mas foi amarelado contra o Chile e está suspenso.
A principal ausência é a de Neymar. Em outubro de 2023, contra o Uruguai, ele sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e do menisco. Ele só voltou a jogar pouco mais de um ano depois, mas ainda não conseguiu retomar o mesmo nível de antes.
A seleção brasileira vai enfrentar a Bolívia nesta terça-feira (9), a partir das 20h30 (de Brasília), em El Alto, a pouco mais de 4 mil metros de altitude. A Amarelinha soma 28 pontos, aparece na segunda colocação e já está classificada para a Copa do Mundo de 2026.