Fluminense e Vasco se enfrentarão pela semifinal da Copa do Brasil de 2025 LEONARDO BRASIL / FLUMINENSE F.C.

Rio - O Rio de Janeiro é o único a emendar duas séries de quatro finais consecutivas na Copa do Brasil. Com o confronto na semifinal entre Fluminense e Vasco, pelo menos um carioca está garantindo na decisão, algo que ocorre desde 2022. Somente o Estado conseguiu esta sequência em duas ocasiões.
Após três decisões consecutivas e dois títulos do Flamengo entre 2022 e 2024, os atuais semifinalistas buscam um bicampeonato e uma vaga direta para a Libertadores em 2026. Além disso, está em jogo um valor milionário de R$ 77,17 milhões. O Fluminense foi campeão em 2007, enquanto o Vasco em 2011.
Criada em 1989, a Copa do Brasil possuiu o recorde de cinco representantes seguidos de um estado. A primeira vez foi entre 1991 e 1995 com o Rio Grande do Sul, com dois títulos e três vices. Entre 2003 e 2007, o Rio de Janeiro repetiu o feito.
Em 2006, a decisão da Copa do Brasil foi totalmente carioca: Vasco e Flamengo se enfrentaram na final, com o Rubro-Negro levando a taça. Naquela edição, o Fluminense também figurou entre os quatro semifinalistas, mas acabou eliminado pelo Cruz-Maltino em um agregado de 2 a 1.
Com sete títulos da competição, o futebol carioca busca igualar Minas Gerais (8) como o segundo estado com mais títulos. Atualmente, o Rio de Janeiro está empatado com o Rio Grande do Sul. São Paulo lidera com 11 conquistas. O Rio também é o segundo com mais finais (17), atrás dos paulistas, com 18.
A fase final da Copa do Brasil foi adiada para dezembro devido a antecipação do fim do Brasileirão. Assim, Fluminense e Vasco se enfrentam pela semifinal na semana dos dias 10 e 14 de dezembro. Na outra chave, Corinthians e Cruzeiro buscam a vaga na final, que ocorrerá na semana dos dias 17 e 21 do mesmo mês.
*Reportagem do estagiário Luís Gustavo com supervisão de Rodrigo Souza