Sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de JaneiroLucas Figueiredo/CBF

Rio - A CBF vai divulgar o calendário do futebol brasileiro de 2026 na próxima quarta-feira (1). O novo cronograma promete ter mudanças relevantes, como a diminuição de datas dos estaduais. O anúncio será realizado às 10h (de Brasília), na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
Em agosto, o presidente Samir Xaudd havia prometido divulgar o novo calendário em até 60 dias e, assim, cumprirá o prazo. O novo mandatário da CBF tinha prometido amenizar o aperto em relação a quantidade de jogos no país, já que será ano de Copa do Mundo.
Os estaduais devem ser mais impactados com as mudanças. A tendência é que tenha uma diminuição de 16 para 11 datas. A Copa do Brasil também pode ter mais confrontos de jogo único para amenizar o calendário. Segundo o "ge", existe discussão sobre jogos únicos até as semifinais e até mesmo final em campo neutro.
Além disso, a Copa do Nordeste e a Copa Verde vão passar por mudanças no formato. Por fim, a criação da Série E, pedida por alguns clubes, não deve ocorrer, pelo menos agora. Porém, a CBF discute o aumento de clubes participantes na Série D de 64 para 96.

Possíveis mudanças no calendário em 2026:

Estaduais: diminuição de 16 para 11 datas
Copa do Brasil: mais fases em confrontos de jogo único
Copa do Nordeste: mudança de formato
Copa Verde: mudança de formato e mais clubes
Série D: ampliação de 64 para 96 clubes