Bernardo Lopes faz parte da base do BotafogoDivulgação
Ainda quando era bebê, Bernardo sofreu graves queimaduras na cabeça e no corpo, após puxar uma chaleira de água fervendo que estava no fogão. Ele correu sério risco de morte e ficou internado por sete meses, passando por diversas cirurgias e enxertos (procedimento em que se transfere a pele saudável de uma região do corpo para uma área lesionada). Há cerca de dois meses, esse menino assinou com o Alvinegro e hoje sonha até com seleção brasileira.
“Eu me sinto muito feliz de estar no Botafogo. Muito grato e feliz. Eu tenho vários sonhos. Quero chegar no profissional, estrear com a camisa do Botafogo e na seleção brasileira”, disse o jovem talento, que tem como uma de suas inspirações um atacante que já brilhou pelo Glorioso e com a Amarelinha: Igor Jesus .
Aos 11 anos, Bernardo vai à escola na parte de manhã e treina no Nilton Santos pela tarde. O pai Leandro, que trabalha como pedreiro, tenta conciliar a rotina nas obras com os treinamentos para levar o filho ao estádio. Mas, quando não consegue, tem o apoio da RCS Atletas, que cuida da carreira do garoto e ajuda em despesas como transporte. Tudo para manter vivo o sonho de Bernardo, que costuma jogar no ataque, nas duas pontas, e até mesmo na lateral esquerda.
“Está sendo muito gratificante (vê-lo no Botafogo). Porque ele superou essa jornada, esse período de quando foi queimado. Um menino alegre, apesar das cicatrizes. Sempre com o sorrisinho no rosto. É um milagre. Tem um pouco de dificuldade para levá-lo aos treinos, mas a gente se esforça para realizar o sonho dele. Tudo tem luta, né? Sem luta, não tem vitória”, destacou Leandro.
O começo da trajetória
De acordo com o pai, Bernardo gostava de jogar futebol desde pequeno e mostrava certo talento com a bola. Certo dia, com cerca de 6 anos, começou a fazer parte de um projeto gratuito para crianças do professor Rodrigo, seu vizinho em Santa Izabel. Depois de um tempo, seu pai decidiu matriculá-lo no CT Meninos de Ouro, da empresa RCS Atletas. Lá, Bernardo foi destaque por quase dois anos, até que um dia sua equipe disputou um torneio contra o Botafogo, no Nilton Santos, e a atuação do garoto chamou a atenção do Alvinegro. Após um período de testes, ele foi aprovado e passou a fazer parte da base do Glorioso.
Para Raphael Cabral, presidente da RCS Atletas, a empresa faz uma “gestão humanizada” para acompanhar os passos de Bernardo e mantê-lo firme em busca do sonho, mas sem deixar os estudos de lado, principalmente agora que sua história viralizou nas redes sociais nos últimos dias.
“A gente está tendo esse cuidado com ele. Nessa semana mesmo, nos encontramos para jantar com a família, botar o papo em dia, fazendo ele entender que ele precisa continuar sendo criança, focar nos estudos e no futebol. A rede social, essas milhares de visualizações, a gente cuida disso. Blindá-lo um pouco desse mundo. Ele é um garoto que a gente acredita que vai ser um testemunho vivo aí para o Brasil e o mundo”, disse Raphael.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.