Rio-Niterói aposta em legado da Olimpíada de 2016 para sediar o Pan de 2031Érica Martin/Agência O Dia
Votação nesta sexta define se Rio-Niterói receberá o Pan de 2031
Única adversária é a cidade de Assunção, no Paraguai, que tenta receber evento pela primeira vez
O Brasil pode voltar a sediar os Jogos Pan-Americanos depois de 2007. Novamente o Rio é candidato, agora em conjunto com Niterói, para receber a edição de 2031. Para serem confirmadas como sedes, as cidades precisam vencer Assunção, no Paraguai, em votação na Assembleia Geral Extraordinária da Panam Sports, que acontece nesta sexta-feira (10), a partir das 10h, em Santiago, no Chile.
Cada comitê olímpico de todos os 41 países da América votarão, mas antes a Comissão de Avaliação que visitou os dois candidatos na semana passada passará um relatório com suas conclusões. As delegações brasileira e paraguaia também farão apresentações de 40 minutos cada.
Rio-Niterói será representada pelos prefeitos Eduardo Paes e Rodrigo Neves, seus vices Eduardo Cavalieri e a ex-medlahista Isabel Swan, o presidente do COB, Marco La Porta e alguns atletas de destaque atualmente ou no passado. Entre eles, está a ginasta Rebeca Andrade, e os ex-atletas Thiago Pereira, Yane Marques, Emanuel Rego, Iziane e Bernard Rajzman.
Como será a votação para a sede do Pan de 2031
Ao todo, serão 53 votos em disputa. Isso porque 12 países têm peso de dois votos. Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, Cuba, Estados Unidos, México, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela têm esse direito porque já sediaram uma edição de Pan.
A cidade vencedora será aquela que conseguir pelo menos 27 votos e garantir maioria na eleição.
O que Rio-Niterói tem de diferente de Assunção
As duas candidaturas têm características bem diferentes. A brasileira aposta na estrutura praticamente montada das Olimpíadas de 2016 e do Pan de 2007.
Pela proposta, as poucas instalações esportivas a serem montadas ou reformadas são em Niterói, que receberá um terço das modalidades, a maioria a céu aberto, como vôlei de praia, triatlo, vela, entre outros.
Já Assunção tenta levar o evento pela primeira vez ao Paraguai e conta com a experiência de ter recebido os Jogos Pan-Americanos Júnior neste ano, bem como as arenas utilizadas. A proposta inclui a construção de um estádio de atletismo e uma nova instalação no Parque Olímpico.
Brasil recebeu o Pan outras duas vezes
Além da edição do Rio em 2007, os Jogos Pan-Americanos também foram realizados em São Paulo, em 1963.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.