Rio - O Flamengo definiu o local de treinamentos para a final da Libertadores. Em Lima, no Peru, o clube realizará suas atividades no CT da Videna (Villa Deportiva Nacional), moderno complexo esportivo que abriga equipes de base e a seleção peruana de futebol. O espaço traz boas lembranças ao Rubro-Negro: foi lá que o time se preparou em 2019, ano em que conquistou o bicampeonato continental com a histórica virada por 2 a 1, sobre o River Plate.
No dia 29 de novembro, às 18h (de Brasília), o clube enfrentará o Palmeiras pelo tetra da competição e o título de maior campeão continental do país.
O complexo de Videna, que também é a sede do Comitê Olímpico Peruano, ocupa uma área de aproximadamente 50 mil m² e reúne uma ampla estrutura esportiva. O centro conta com três campos oficiais, ginásio de futsal, acomodações para atletas, academia, auditório, vestiários, sauna, jacuzzi, além de uma sala de imprensa e dos escritórios da Federação Peruana de Futebol.
Em abril de 2024, o local passou por uma ampla reforma e modernização, que incluiu a construção de novos edifícios destinados a um hotel interno, instalações técnicas e escritórios corporativos.
A principal mudança em relação à logística de 2019 está na hospedagem das equipes. O Flamengo ficará concentrado no Hotel Hilton, em Miraflores — o mesmo utilizado pelo River Plate na final daquele ano. Já o Palmeiras ficará no Hyatt Centric Lima, em San Isidro, hotel que recebeu o clube carioca há seis anos.
Estão previstas duas sessões de treinos na capital peruana, sem horário definido. Com o jogo contra o Atlético-MG originalmente marcado para o fim de semana da decisão, a partida em Belo Horizonte deve ser antecipada para o dia 25 de novembro.
Apesar de a Conmebol ter estabelecido o dia 26 como data limite para a chegada das delegações a Lima, o Flamengo não pretende seguir direto da capital mineira para o Peru — a ideia é retornar ao Rio de Janeiro antes do embarque para a final da Libertadores.
O plano inicial é terminar a preparação na manhã da quarta (26), no Ninho do Urubu, no Rio, viajar na parte da tarde e receber o calor da torcida com o "AeroFla", que já está sendo planejado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.