Tiquinho Soares é o destaque no ataque do BotafogoVitor Silva/Botafogo

Rio - O Botafogo conseguiu efeito suspensivo no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) para as penas recebidas por Tiquinho Soares, atacante, e Marçal, lateral-esquerdo, além das multas recebidas após denúncias de episódios no clássico contra o Flamengo, no dia 25/2, vencido pelo Rubro-negro por 1 a 0 no Mané Garrincha, em Brasília. A informação é do site "ge".
O pedido foi deferido pela presidente do órgão, Renata Mansur, que deixou a suspensão em dois jogos. Ou seja, a dupla não encara a Portuguesa na noite desta quarta-feira (8), no Estádio Raulino de Oliveira, pela 11ª rodada da Taça Guanabara.
Na última segunda-feira, o TJD julgou Lucas Perri, Joel Carli, Marçal, Tiquinho Soares e o próprio Botafogo pelos incidentes na capital federal no fim de fevereiro. O Glorioso havia perdido dois mandos de campo por objetos arremessados no gramado, mas tal punição também aguardará nova decisão.
Lucas Perri foi absolvido pelo Tribunal  por presentear um torcedor que invadiu o gramado, enquanto Joel Carli recebeu suspensão de uma partida (cumprida na vitória sobre o Resende, por 2 a 0, no último domingo, em Cariacica-ES) por desacato e expulsão em seguida.
Os casos de Marçal e Tiquinho Soares foram os mais graves em um primeiro momento. O lateral-esquerdo pegou cinco jogos de gancho por ofender o árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano e chutar um microfone na saída do gramado, enquanto o centroavante foi suspenso por oito partidas devido à suposta agressão e ofensas.
Com a decisão de conceder o efeito suspensivo, a dupla fica à disposição para o próximo compromisso pelo Campeonato Carioca, seja nas semifinais principais ou na Taça Rio. O Botafogo precisa vencer a Portuguesa e torcer por tropeços de Volta Redonda e Vasco. Há também a possibilidade de vitória de ambos os adversários diretos, mas com o Glorioso tirando quatro gols de saldo. Outro cenário seria uma derrota do Fluminense para o Flamengo, com o clube de General Severiano quebrando a diferença de sete gols no critério.