Botafogo perdeu para a Portuguesa pro 1 a 0 e foi eliminado do Campeonato CariocaVitor Silva/Botafogo

Rio - A derrota por 1 a 0 para a Portuguesa na noite desta quarta-feira (8), pela 11ª rodada da Taça Guanabara, deixou o Botafogo fora das semifinais, mas ligou o alerta quanto a classificação para a Copa do Brasil. Agora, o Glorioso precisará vencer a Taça Rio, torneio disputado entre o 5º e o 8º colocados para conseguir uma vaga na competição nacional.

Com o novo formato para chegar à competição mata-mata, excluído o ranking nacional, a Taça Rio ganhou relevância e o Botafogo, por sua vez, não pode encarar como um torneio de consolação - a classificação para a Copa do Brasil também pode chegar caso o clube consiga ir à Libertadores de 2024.

Por ter a melhor campanha dente os postulantes ao título da Taça Rio, o Glorioso terá vantagem do placar agregado igual na semifinal, além do mando de campo, que será em Volta Redonda após definição da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

A campanha de eliminação do Botafogo antes mesmo das semifinais aconteceu pela última vez em 2021, quando a equipe da época era comandada por Marcelo Chamusca. Na última edição, o Glorioso foi eliminado nas semifinal principal pelo Fluminense.
Chance de classificação para a Copa do Brasil sem título da Taça Rio
O Botafogo tem uma brecha para se classificar caso não conquiste o "prêmio de consolação". O Artigo 37-III do regulamento prevê que, caso um clube carioca obtenha vaga para a Copa Libertadores, abrirá mais vagas para quem ficar nas primeiras colocações da Copa do Brasil.

"Outras vagas que sejam eventualmente destinadas à Ferj especificamente em razão da qualificação de clube(s) do Estado para disputa da Copa Libertadores de 2024, será(ão) ocupada(s) de acordo com classificação geral do Campeonato Estadual 2023, excluídos, obviamente, os clubes já qualificados".