Gustavo Sauer marcou o segundo gol dele pelo Botafogo em 2023Vitor Silva/Botafogo

Ao marcar o gol que garantiu a vitória de virada do Botafogo por 2 a 1 sobre o Audax, no primeiro jogo da final da Taça Rio, Gustavo Sauer pode também ter conseguido mais oportunidades no Botafogo. Pouco utilizado em 2023 até o momento, o atacante busca reconquistar espaço e, ao balançar redes, ganhou pontos importantes na disputa por uma vaga no time.
Mesmo com os problemas do Botafogo nas duas pontas, Sauer, que entrou no intervalo contra o Audax, voltou não jogava 45 minutos há quase dois meses. Isso não acontecia desde 11 de fevereiro, quando foi titular pela última vez e atuou por 66 minutos na vitória por 2 a 0 sobre o Bangu.
Desde então, o atacante, contratado em 2022 por R$ 10 milhões, só havia disputado duas partidas das sete em que foi relacionado, com cerca de 50 minutos em campo no total. Ele ficou fora até do banco no jogo de volta da semifinal da Taça Rio, contra a Portuguesa, e retornou contra o Audax.
Com oito partidas disputadas na temporada - chegou a dois gols e uma assistência - , Sauer agora tenta sair do fim da fila na disputa por uma vaga no ataque do Botafogo com Victor Sá, Lucas Piazon e Carlos Alberto.
Livre das lesões, que atrapalharam sua readaptação ao futebol brasileiro em 2022, e de um início de 2023 ruim, ele pode, enfim, emendar uma sequência para se firmar. 
"Infelizmente, ele tem sido marcado por um conjunto de lesões que tem afetado sua progressão. Tem qualidade, todos nós sabemos. Quando veio da liga portuguesa, era um dos jogadores com mais assistências e gols. Não me surpreende a qualidade que tem. Esperamos que encontre estabilidade e paz dele e que possa lutar por um lugar dentro da equipe", disse o técnico Luís Castro.