O Mundial de Clubes de 2025 tem mais um clube confirmado, o Boca Juniors. Com isso, resta apenas uma vaga para representantes da Conmebol e o Botafogo está nessa disputa, já que segue vivo na busca pelo inédito título da Libertadores.
Flamengo e Fluminense já estão garantidos por serem os campeões de 2022 e 2023, respectivamente, assim como River Plate pelo ranking da Conmebol. Com isso, os outros cinco clubes que estão nas quartas de final da Libertadores ainda sonham com a vaga.
Além do Botafogo, Atlético-MG, São Paulo, Colo-Colo e Peñarol precisam do título para garantir vaga no torneio. Quem corre por fora e não depende das próprias forças é o Olimpia.
O clube paraguaio ainda tem chances de ir para o Mundial de Clubes classificando-se pelo ranking. Para isso, tem que torcer para Flamengo ou Fluminense ou River Plate conquistar o título.
Boca se garante mesmo fora da Libertadores
Mesmo sem disputar a Libertadores de 2024, o Boca Juniors se garantiu como segundo melhor do ranking da Conmebol. Isso aconteceu com a eliminação do Nacional nas oitavas de final, para o São Paulo.
Congratulations to @BocaJrsOficial on qualifying for the FIFA Club World Cup 2025!
Boca’s consistency in @TheLibertadores between 2021 and 2023 earned them 71 ranking points. Following results in South America this week, the Xeneizes are now assured of a place at next year’s… pic.twitter.com/JDTVwpVtQJ
Na verdade, os argentinos estão em sexto lugar no ranking, mas quem está à frente é River Plate, que está garantido, e o Atlético-MG, que não pode pegar a vaga pelo ranking porque o limite é de dois clubes do mesmo país, exceto quando se tratam de campeões.
O Mundial de Clubes já tem 30 clubes classificados. Além da Conmebol, falta o representante dos Estados Unidos, país-sede do torneio em 2025. Quem for campeão da MLS de 2024 carimba a vaga.
Os classificados para o Mundial de Clubes
- América do Sul: Flamengo, Fluminense e Palmeiras (Brasil), River Plate, Boca Juniors (Argentina).
- Europa: Real Madrid, Atlético de Madrid (Espanha), Chelsea, Manchester City (Inglaterra), RB Salzburg (Áustria), Juventus, Inter de Milão (Itália), Bayern de Munique, Borussia Dortmund (Alemanha), Paris Saint-Germain (França), Benfica, Porto (Portugal).
- Ásia: Al-Hilal (Arábia Saudita), Al Ain (Emirados Árabes), Urawa Reds (Japão), Ulsan Hyundai (Coreia do Sul).
- África: Al-Ahly (Egito), Wydad Casablanca (Marrocos), Mamelodi Sundowns (África do Sul), Espérance Sportive de Tunis (Tunísia).
- América do Norte: Seattle Sounders (Estados Unidos), Pachuca, León, Monterrey (México).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.