Por pedro.logato

Rio - Funcionários do consórcio que administra o Maracanã começaram a instalar grades nas arquibancadas do estádio para separar as torcidas nos clássicos.

O equipamento será retirado para a Copa do Mundo de 2014, já que a Fifa não permite essas separações nas competições que organiza. A opção agora pelas grades é que são mais fáceis de serem retiradas. Depois do Mundial, devem ser instaladas pelo consórcio divisórias de acrílico.

Maracanã será palco de Flu x VascoEduardo Cardoso / Agência O Dia

VÁRIAS ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO

O trâsito e os transportes terão um esquema especial para atender aos torcedores no clássico Fluminense e Vasco, no Maracanã, e em outros jogos de grande porte. A Prefeitura do Rio detalhou ontem as alterações que serão feitas nas ruas no entorno do estádio. No domingo, nove vias ao redor do Maracanã serão fechadas a partir das 15h30, três horas antes do início do jogo.

O tráfego voltará ao normal somente às 22h. No período, não será permitida a circulação de carros, ônibus e táxis. Poderão trafegar somente veículos credenciados e de moradores com os devidos comprovantes de residência. O estacionamento será proibido em três ruas da região, e não será possível parar dentro do estádio, como acontecia antes.

A inspiração para o esquema de trânsito vem da Copa das Confederações, mas, desta vez, a Avenida Radial Oeste não será interditada: “Esse planejamento vale para jogos de fim de semana de grande porte e clássicos. Em partidas de meio de semana, com uma só torcida, o plano sofrerá ajustes, dependendo da expectativa de público e da venda de ingressos”, disse o secretário municipal de Transportes, Carlos Osório.

Outra novidade será a chegada de táxis ao estádio. Serão três pontos de embarque e desembarque. Quem vem da Zona Sul poderá parar em frente à estação do metrô de São Cristóvão. Táxis que chegarem da região do Méier terão ponto de parada no Museu do Índio. Já os veículos vindos da Tijuca poderão deixar passageiros na Avenida Maracanã, esquina com Rua São Francisco Xavier.

“Não teremos bolsões de táxis, apenas esses três pontos de embarque e desembarque. No fim do jogo, os táxis poderão circular livremente pelas ruas que não serão interditadas”, acrescentou Osório.
A estrutura preparada para domingo será a mesma que vai funcionar nos demais clássicos no estádio. Serão 180 agentes da Guarda Municipal e da CET-Rio, seis reboques, 18 veículos operacionais e 17 motocicletas.

Você pode gostar