Por pedro.logato

Chile - Depois de 28 anos, o Chile finalmente pode de novo disputar um título de Copa América. Apoiado pelos seus torcedores que compareceram ao Estádio Nacional de Santigado, os chilenos sofreram mais do que o esperado, mas derrotaram o Peru por 2 a 1 e estão na decisão da competição sul-americana. Na última vez que decidiu a competição, os chilenos foram derrotados pelo Uruguai, na competição de 1987, que foi disputada na Argentina.

O Chile jamais levantou o título da Copa América e vai enfrentar na decisão o vencedor de Argentina e Paraguai, que se encaram, nesta terça-feira em Concépcion. A final acontece no Estádio Nacional de Santiago, no sábado, às 17 horas. A decisão do terceiro lugar na sexta-feira, às 20h30, em Concépcion.

Com dois gols, Vargas foi o herói da classificação chilenaReuters

O JOGO

Jogando em casa e única seleção da semifinal da Copa América que não venceu a competição, o Chile começou a partida contra o Peru demonstrando muito nervosismo. Com apenas três minutos, um dos principais jogadores da seleção "roja" se envolveu em uma polêmica. Vidal e Zambrano disputaram bola na linha de fundo peruana, após o dividida, o jogador chileno empurrou o rosto do adversário. O árbitro da partida não puniu nenhum dos dois atletas.

VEJA MAIS: Confira a tabela e classificação da Copa América

Bem mais relaxada e sem muita pressão, a equipe peruana criou a primeira oportunidade da partida. Aos sete minutos, Guerrero mandou a bola na área do Chile, Farfán subiu mais do que todo mundo e cabeceou a bola na trave do goleiro Bravo. O atacante do Flamengo quase marcou em uma finalização de fora da área, que assustou os donos da casa.

FOTOGALERIA: Chile derrota o Peru e vai disputar final da Copa América

As coisas começaram a melhorar para o Peru a partir dos 20 minutos da primeira etapa. Zambrano dividiu de maneira dura, levantando o pé sobre Aránguiz e foi expulso. Com um a mais, os donos da casa passaram a finalmente criar mais que os rivais. Aos 28 minutos, Alexis Sánchez tocou para Valdívia, que bateu para fora, raspando o gol peruano.

Após 28 anos, chilenos vão poder sonhar novamente com o título da Copa AméricaReuters

O Chile só conseguiu marcar no fim da primeira etapa e com uma colaboração da arbitragem. Sánchez driblou Guerrero, que fazia a marcação pela direita, e cruzou para Aránguiz, a bola passou pelo jogador, tocou na trave e se ofereceu para Vargas, impedido, que colocou a bola no fundo das redes.

No começo da segunda etapa, a arbitragem compensou o erro a favor do Chile. Vargas recebeu passe de Vidal, em condição legal, e finalizou para o fundo das redes, mas a jogada foi anulada, porque o auxiliar enxergou um impedimento inexistente.

Mesmo com a vantagem numérica, o Peru seguia perigoso no duelo. Com jogada pela direita, Guerrero cruzou na medida para Farfán, mas o jogador não consegui finalizar, jogando fora uma grande oportunidade de gol. E foi na luta que os peruanos empataram o duelo. Advíncula avançou pela direita e cruzou, Mendel tentou evitar que a bola chegasse a Lobatón e colocou a bola contra o patrimônio.

Só que não deu nem tempo para o Peru comemorar o empate. Três minutos depois, Vargas percebeu que o goleiro Gallese estava mal posicionado e disparou um belo chute, no ângulo, fazendo o seu segundo gol no confronto e recolocando os donos da casa em vantagem.

Os últimos minutos continuaram bem abertos. O Peru seguiu lutando bastante e criando oportunidades de empatar. O Chile buscava o terceiro gol para matar o duelo. Ambas as seleções perderam muitas chances e o confronto terminou com vitória da 'Roja' para alegria dos torcedores em Santiago.

FICHA TÉCNICA
CHILE 2X1 PERU

Local: Estádio Nacional, em Santiago (CHI)
Público: 45.651 presentes
Árbitro: José Argote (VEN)
Auxiliares: Jorge Urrego (VEN) e Byron Romero (EQU)
Gols: Vargas (42'/1°T), Medel (contra, 14'/2°T), Vargas (18'/2°T)
Cartões amarelos: Zambrano (PER)
Cartões vermelhos: Zambrano (PER)

CHILE: Bravo, Isla, Silva, Rojas e Albornoz (Mena, intervalo); Díaz (David Pizarro, intervalo), Aránguiz, Vidal e Valdivia (Felipe Gutiérrez, 36'/2°T); Vargas e Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli

PERU: Gallese, Advíncula, Zambrano, Ascues e Vargas; Lobatón (Yotún, 27'°T), Ballón, Farfán e Carrillo (Pizarro, 27'/2°T); Cueva (Ramos, 27'/1°T) e Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca


Você pode gostar