Rio - Dez países já se classificaram para a Copa do Mundo de 2014. Além do Brasil, país-sede, carimbaram os passaportes Argentina, EUA, Costa Rica, Itália, Holanda, Irã, Coreia do Sul, Japão e Austrália. Faltando apenas duas rodadas nas Eliminatórias, algumas seleções estão praticamente com um pé no Mundial. Já outras precisam suar a camisa dentro de campo e ainda secar os adversários. Os últimos classificados, sobreviventes das repescagens, serão conhecidos em novembro. O sorteio dos grupos será no dia 6 de dezembro, na Bahia.
Concaf
Resta apenas uma vaga direta para a Copa. Com EUA e Costa Rica classificados, Honduras, México e Panamá estão no páreo. Na próxima rodada, os hondurenhos (com 11 pontos) podem se classificar em caso de vitória sobre a Costa Rica e um empate entre mexicanos e panamenhos, que dividem atualmente a quarta colocação com oito pontos. Essas duas últimas seleções devem mesmo batalhar até a rodada final pelo quarto lugar, que dá vaga na repescagem.
América do Sul

Com a goleada de 5 a 2 sobre o Paraguai, a Argentina colocou a mão em uma das quatro vagas diretas para a Copa - o quinto lugar disputa a repescagem com a Jordânia. A Colômbia precisa só empatar com o Chile, na próxima rodada, para carimbar o passaporte. Os chilenos também podem se classificar com o empate, desde que o Equador vença o Uruguai. A Venezuela ainda tem chances remotas, mesmo assim só para ficar com a vaga na repescagem.
Europa
Os primeiros colocados de cada grupo e o melhor segundo vão à Copa. Os demais vices disputarão um mata-mata. Holanda e Itália já estão dentro. Bélgica, Alemanha e Suíça precisam só de um empate. No Grupo F, Rússia (18 pontos) e Portugal (17) brigam pela ponta. No G, Bósnia e Grécia, ambos com 19, lutarão pela liderança até a rodada final. No H, a Inglaterra tem 16 e é seguida de perto por Montenegro e Ucrânia, ambos com 15. A Espanha, no Grupo I, ficará bem pertinho da vaga se vencer a Bielorrússia na próxima rodada.
África
O continente mudou o sistema de disputa para essas eliminatórias. Dez países vão se enfrentar em confrontos no esquema mata-mata. Etiópia, Tunísia (que ganhou no tapetão a vaga de Cabo Verde), Camarões, Costa do Marfim, Gana, Burkina Faso, Nigéria, Egito, Argélia e Senegal estão na disputa. A Confederação Africana vai sortear nesta segunda-feira os confrontos e definir as datas dos jogos. Entre as seleções, só duas jamais foram a uma Copa: Etiópia (considerada favorita a uma das vagas) e Burkina Faso.
Ásia
Primeiro continente a mostrar ao mundo seus classificados para a Copa do Mundo, a Ásia vive agora apenas a expectativa pelo jogo da Jordânia contra o quinto colocado da América do Sul. Este ano não houve zebras. Irã (que volta a disputar um Mundial depois de oito anos), Coreia do Sul, Japão e Austrália mostraram sua força dentro de campo e não deram chances para os adversários. O nível das seleções, no entanto, é bem baixo e elas não devem oferecer muito trabalho aos favoritos na disputa pelo título.
Repescagens
Duas vagas na Copa do Mundo serão conhecidas em confrontos mundiais. A Nova Zelândia, que ficou com a vaga da Oceania, vai enfrentar o quarto lugar da Concacaf - hoje o adversário seria o México, que faz uma campanha medonha. A outra repescagem mundial será entre a Jordânia, que na semana passada eliminou o Uzbequistão nos pênaltis, e o quinto colocado da América do Sul. Atualmente, quem ocupa essa posição é o Uruguai. Os jogos serão em novembro.
Reportagem de Flávio Almeida