Por fabio.klotz

Rio - O técnico Luiz Felipe Scolari não polemizou a respeito do manifesto de jogadores que cobrou conversa com a CBF para debater o calendário do futebol brasileiro para 2014, em que constam os nomes de cinco convocados nesta quinta-feira para amistosos contra Coreia do Sul e Zâmbia, em outubro.

Felipão aponta diálogo para melhorar o calendário brasileiroReuters

"É um posicionamento normal, tranquilo, com todas as partes envolvidas, não apenas as partes econômicas, políticas e técnica", disse o técnico, em coletiva concedida em um hotel da Zona Sul do Rio.

>>> LEIA MAIS: Felipão convoca três novidades e dois 'cariocas'
>>> LEIA MAIS: Felipão avisa: 'Quero chegar à Copa com o peso do favoritismo'
>>> LEIA MAIS: CBF comete gafe na convocação da seleção brasileira

Os goleiros Diego Cavalieri (Fluminense), Jefferson (Botafogo) e Victor (Atlético Mineiro), o zagueiro Dedé (Vasco) e o atacante Alexandre Pato (Corinthians) fazem parte dos 75 atletas que assinaram o documento em que é solicitada reunião com a CBF.

"Todos devem sentar-se à mesa e conversar sobre como montar um calendário em que os envolvidos cheguem a um calendário equilibrado. Sempre falei isso e volto a repetir", afirmou Scolari, que completou dizendo que o diálogo já foi aberto.

"Neste momento, no entanto, algumas variantes tem de ser analisadas. 2014 é ano de Copa. Tem de se estudar um calendário que seja normal em ano de Copa do Mundo, mas também em 2015 que seja equilibrado para todo mundo", analisou o comandante da seleção brasileira.

Ao falar sobre as lesões de jogadores como Julio Cesar, do Queen's Park Rangers, que fraturou um dedo da mão esquerda e luxou dois da direita, Felipão lembrou que não é apenas no futebol brasileiro que há desgaste físico, criticando também a programação de jogos fora do país.

"Lá fora o calendário não é tão diferente, a situação não é tão desequilibrada como alguns imaginam", disse o técnico.

Na última sexta-feira, a CBF divulgou o calendário de 2014 do futebol brasileiro. A entidade marcou o início da temporada para 12 de janeiro, com estaduais e a Copa do Nordeste. Por conta disso, os clubes terão menos de uma semana de pré-temporada, caso o período de férias dos atletas dure um mês, a partir do fim dos jogos em 2013. Por causa da disputa da Copa do Mundo os campeonatos terão uma pausa. A Série A vai até o dia 1 de junho. Já a Série B, a última a parar, vai até o dia 4 do mesmo mês. A retomada acontecerá em 15 de julho.

Você pode gostar