A primeira partida da seleção brasileira é um dos jogos mais aguardados da fase de grupos. De cara, o Brasil encara a Croácia, na reedição do duelo de estreia de 2006, na Alemanha. Na ocasião, o Brasil venceu por 1 a 0, gol de Kaká.
Confira os principais confrontos da primeira fase da Copa do Mundo:
Jogos de abertura de Copa do Mundo sempre são uma atração à parte. Quem não se lembra de 1990? Na ocasião, a Argentina perdeu para Camarões com um frango histórico do goleiro Pumpido. Esse foi a partida na qual o mundo do futebol foi apresentado para a surpresa africana, que era liderada pelo irreverente atacante Roger Milla.
O Estádio Itaquerão será palco do reencontro entre Brasil e Croácia, que já se enfrentaram em seu jogo de estreia de 2006. Naquela oportunidade, a Seleção venceu por 1 x 0, gol de Kaká, em partida realizada no Estádio Olímpico de Berlim.
A Espanha vai com praticamente a mesma base campeã mundial na África. A única adição de luxo que terá no seu elenco deve ser o atacante Diego Costa, destaque no Atlético de Madri. O centroavante foi alvo de uma disputa entre os brasileiros e espanhóis para ver quem iria ter o jogador no Mundial. Já a Holanda passa por um processo de reformulação e aposta na mistura de jovens e experientes em seu elenco.
Nesse embate teremos duas seleções que buscam afirmação no cenário mundial. A Inglaterra que deixar de lado o estigma de eterna promessa e repetir o feito de 1966, quando liderados por Bobby Charlton & Cia. foram campeões em seus domínios. A Itália se faz valer pelo equilíbrio do seu time, que é comandado por Cesare Prandelli.
16/06 - Alemanha x Portugal - 13h - Arena Fonte Nova (Salvador)
Já os alemães têm um elenco recheado de craques e é apontados por muito a melhor seleção no momento. Para se ter uma ideia, a seleção tem como base o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund, equipes que fizeram a última final da Liga dos Campeões. Entre os principais jogadores podemos destacar os meias Mesut Özil, do Arsenal, Schweinsteiger, Thomas Müller, Toni Kroos, Mario Götze e lateral Lahm do Bayern de Munique, e Marco Reus, do Borussia Dortmund.
19/06 - Uruguai x Inglaterra - 16h - Itaquerão (São Paulo)
Nossos vizinhos também não tiveram vida fácil no sorteio. Terão de enfrentar dois campeões mundiais na sua chave. O primeiro deles vai ser a Inglaterra. Será que o time de Forlán & Cia. repetirá o mesmo feito da última Copa do Mundo, na África do Sul, quando alcançaram o quarto lugar?
24/06 - Itália X Uruguai - 13h - Arena das Dunas (Natal)