Por fabio.klotz
Brasília - O sofrimento pelas 242 mortes na boate Kiss em janeiro nunca será apagado, mas Santa Maria ganhou um motivo para se orgulhar antes da virada do ano. O time sub-17 da Sociedade Esportiva Novo Horizonte derrotou o AERT, de Vitórias-ES, por 1 a 0, no Mané Garrincha, em Brasília, e conquistou o título da 3ª edição da Copa Coca-Cola. Mais do que pela taça, os garotos comemoraram a oportunidade única: vão ser os gandulas na final da Copa do Mundo, no dia 13 de julho, no Maracanã.
Pedro Henrique fez o gol da vitória no Mané GarrinchaDivulgação

Depois de deixarem nove adversários para trás, os gaúchos foram superiores na grande decisão e venceram com gol de Pedro Henrique, de 14 anos. Apesar da pouca idade, o camisa 9 sabe bem o que representa o feito para sua cidade.

"Foi o gol mais importante da história de Santa Maria", vibrou o meia-atacante, que já projeta fortes emoções para sua participação na final da Copa.

Garotada carrega com orgulho a bandeira de Santa MariaDivulgação

"Agora vou torcer mais ainda para o Brasil. Imagina jogar uma bola para o Neymar na final. Vai ser demais", disse Pedro.

Responsável por comandar a equipe na campanha vitoriosa, o técnico Guilherme Ruy exaltou o trabalho feito pela garotada e analisou como essa conquista pode ajudar na recuperação emocional de Santa Maria.

"Sofremos muito com a tragédia e a cidade ainda está se reerguendo. O título é muito bom para resgatar a autoestima do povo de lá. Não tem melhor maneira de levar o nome de Santa Maria do que com um título nacional", afirmou o treinador.

Emoção após a conquista do títuloDivulgação

Os atletas do Novo Horizonte, assim como os dos campeões regionais das cidades-sede, passarão por um treinamento da Fifa em março, antes de realizar o sonho de ver seus ídolos bem de perto, num jogo de Copa do Mundo. Ao todo, são 856 vagas para gandulinhas nos 64 jogos da competição.

Curitibanas vão participar da estreia do Brasil
Publicidade
Pelo segundo ano consecutivo, o Glorioso Verdão, de Curitiba, conquistou a Copa Coca-Cola no feminino. As curitibanas venceram o Aliança Futebol Clube, de Goiânia, mas que representou Brasília, na final, por 1 a 0, e serão as gandulas na estreia do Brasil, dia 12 de junho, contra a Croácia, no Itaquerão.
Marta, eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo e madrinha do torneio, esteve presente no Mané Garrincha e vibrou com a iniciativa que dá a mesma oportunidade para meninos e meninas.
Publicidade
"É um exemplo que tem de ser seguido por outras empresas e por quem cuida do futebol brasileiro. O mais importante de tudo é você ver a alegria no rosto de cada garota. Este momento vai ficar marcado na vida dessas garotas, que tiveram a oportunidade de jogar num estádio que será usado na Copa do Mundo masculina", disse a camisa 10 da Seleção.