Por fabio.klotz
Minas Gerais - Casa do futebol de Belo Horizonte, o Mineirão foi o segundo estádio da Copa do Mundo a ficar pronto. Um dos principais palcos do país, a reformulada arena vai receber seis jogos no Mundial, com destaque para a semifinal do dia 8 de julho. Na continuação da série sobre os estádios da Copa, o Mineirão passa por um raio-x: mudanças, testes e novidades.
Mineirão é a casa do futebol mineiroAndré Luiz Mello / Agência O Dia

Após dois anos e meio em obras, o Mineirão foi reaberto em solenidade no dia 21 de dezembro de 2012. Torcedora do Atlético-MG, a presidenta Dilma Rousseff participou da cerimônia. O discurso foi otimista, ressaltando o fato de o estádio ficar pronto no prazo estipulado. Para fechar o dia, um show da banda Jota Quest marcou a reabertura da principal casa do futebol de Minas.

>>> LEIA MAIS: Raio-X dos estádios! Maracanã abre 'passeio' nos palcos da Copa

As obras do Mineirão custaram cerca de R$ 665 milhões, com 2% do valor a cargo do poder público. A Minas Arena, consórcio formado por Construcap, Egesa e HAP Engenharia, foi responsável pela reforma e vai administrar o estádio nos próximos 25 anos.

O Mineirão já se destaca fora de campo. A Esplanada chama atenção e dá mais beleza ao estádio. Com um área de 80 mil metros quadrados ao redor do Mineirão, a Esplanada disponibiliza lojas, resutaurantes, acesso aos camarotes, estacionamentos e um museu de futebol.
Esplanada é um dos charmes do MineirãoLéo Fontes / O Tempo

O estádio ficou mais moderno. A cobertura foi ampliada. O gramado foi rebaixado. Agora, o torcedor está mais perto do campo, uma característica das novas arenas brasileiras.

Publicidade
Problemas no primeiro teste
O jogo de abertura do estádio não poderia ser melhor. O clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, no dia 3 de fevereiro de 2013, foi escolhido para marcar a reabertura do Mineirão. A Raposa venceu por 2 a 1, diante de um público de 52.989 pagantes. Porém, o primeiro teste foi marcado por problemas fora de campo.
Publicidade
O martírio do torcedor começou no caminho para o estádio, com engarrafamentos. O sofrimento continuou para entrar no Mineirão, com filas. A situação piorou dentro da arena. Muitos bares estavam fechados. Faltou água para os torcedores, que ainda presenciaram banheiros sem luz. Pelos problemas, a Minas Arena foi multada em R$ 1 milhão.
Amuleto mineiro
Publicidade
O Novo Mineirão é um amuleto para os torcedores de Belo Horizonte. O primeiro campeão do reformado estádio foi o Atlético-MG, que faturou o Estadual de 2013. O Galo, por sinal, conquistou a maior glória de sua história na arena. No dia 24 de julho, o Atlético bateu o Olimpia nos pênaltis e foi campeão da Copa Libertadores.
O Cruzeiro também sentiu o gostinho de ser campeão no Mineirão. Com uma campanha irretocável, a Raposa ganhou o Brasileiro com tranquilidade. O título foi assegurado em Salvador, no dia 13 de novembro, após triunfo sobre o Vitória . A festa foi na casa do futebol mineiro, no dia 1º de dezembro, quando o clube recebeu a taça.
Publicidade
'Sorte' também para a Seleção
O Novo Mineirão já serviu de casa para a seleção brasileira. Na Copa das Confederações, o estádio foi palco da semifinal entre Brasil e Uruguai. Neymar e Paulinho fizeram os gols da vitória por 2 a 1. O Mineirão pode receber a Seleção na Copa do Mundo. Se avançar em primeiro do Grupo A, o Brasil vai disputar as oitavas de final na casa do futebol mineiro.
Neymar e Paulinho%3A dupla decidiu a favor do Brasil no MineirãoAndré Luiz Mello / Agência O Dia

Confira os jogos da Copa do Mundo que o Mineirão vai receber

DataHorárioJogoGrupo
14/0613hColômbia x GréciaGrupo C
17/0613hBélgica x ArgéliaGrupo H
21/0613hArgentina x IrãGrupo F
24/0613hCosta Rica x InglaterraGrupo D
28/0613h1º do Grupo A x 2º do Grupo BOitavas de final
08/0717ha definirSemifinal