Por ulisses.valentim

Rio - Após apresentar ao mundo uma geração com Robben, Sneijder e Van der Vaart, a Holanda já iniciou o processo de renovação de jogadores. A Laranja Mecânica conta com um volante que atua no estilo mais moderno da posição, atacando e defendendo com o mesmo vigor. Esse é o estilo de Kevin Strootman, que se destacou pelo PSV e atualmente joga pela tradicional Roma, que faz boa campanha no Campeonato Italiano, brigando com a Juventos pelo título. Strootman é uma promessa e esperança para a Holanda brilhar na Copa do Mundo.

Mesmo com o PSV nos últimos anos perdendo força para o seu maior rival Ajax, que é atual tricampeão do Campeonato Holandês, Strootman sempre se destacou pelo vigor físico e estilo de jogo. Ele liderou o time de Eindhoven com grande estilo, tanto que foi desejado por muitos clubes grandes no fim da temporada 2012/2013 do futebol europeu, até que a Roma venceu a batalha o contratando por 17 milhões de euros, cerca de R$ 55 milhões.

Strootman é um dos pilares do meio campo holandêsDivulgação

Na atual temporada, o volante tem sido fundamental para a boa campanha da Roma. Com cinco gols e sete assistências, Kevin Strootman é peça fundamental para o time de Rudi Garcia.

Os holandeses esperam que Strootman siga a tradição de bons volantes que a Laranja Mecânica teve nos últimos anos, como Seedorf, Davids, Ronald de Boer, Frank Rijkaard e Ronald Koeman. A responsabilidade é grande, mas, pelo talento que o camisa 6 demonstra, ele irá tirar de letra essa tarefa.

Carreira

O dia 13 de fevereiro de 1990 marca o nascimento deste versátil atleta de boa estatura, com visão de jogo e chute potente. Kevin Strootman começou a representar a seleção da Holanda nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2012. Ele também se destacou pelas exibições a serviço do PSV Eindhoven, ao qual chegou no verão de 2011, oriundo do FC Utrecht.

Kevin chegou muito jovem ao Sparta Rotterdam, sua primeira equipe profissional, e não demorou muito a atingir o time principal, fazendo a estreia numa derrota por 6 a 2 para o Ajax, em 15 de fevereiro de 2008. Embora adolescente, continuou como titular do Sparta nas duas temporadas seguintes, mas sofreu um contratempo com a queda de divisão do clube em 2010.

Strootman é um dos destaques da Roma em 2014Divulgação

Mesmo com o revés, ele continuou no Sparta até a metade da Segunda Divisão, até ser contratado pelo Utrecht, em janeiro. Pouco depois da troca de clube, foi recompensado com a estreia pela seleção principal da Holanda, sendo utilizado num duelo com a Áustria em Eindhoven.

Ao lado do belga Dries Mertens, Strootman trocou o Utrecht pelo PSV em junho de 2011. O clube de Eindhoven pagou 13 milhões de euros (cerca de R$ 42 milhões) nos dois jogadores, tendo terminado a época de estreia em Eindhoven com a conquista da Taça da Holanda após bater o Heracles Almelo na final por 3-0.

Strootman conseguiu destaque internacional jogando pelo PSVDivulgação

Kevin Strootman foi titular nos últimos quatro jogos da Holanda nas Eliminatórias para a Eurcopa de 2012, marcando o primeiro gol no triunfo por 2 a 0 sobre a Finlândia, em Helsinque. Na campanha da Holanda rumo à Copa do Mundo, o volante foi titular em todas as partidas e se tornou peça importante do treinador Louis van Gaal.

Você pode gostar