Mais Lidas

Atual campeã, Espanha aposta em estilo próprio de jogar para voltar a vencer

Fúria mantém estilo tic-tac para Mundial do Brasil

Por pedro.logato

Espanha - O sangue latino faz com que os espanhóis — ao lado dos portugueses — sejam os europeus mais próximos dos brasileiros. O calor de suas cidades também contribui. Mas, no futebol, os dois países são inimigos ferozes, ainda mais depois da goleada da Seleção (3 a 0) na final da Copa das Confederações de 2013. Na Copa do Mundo, a Fúria quer a forra, enquanto os brasileiros esperam mostrar que tradição tem (muito) peso.

Atual campeã, a Espanha chega ao Mundial do Brasil ainda jogando uma bola redondinha como os traços do catalão Antoní Gaudí, um dos maiores gênios da arquitetura mundial do século 20. Suas formas arredondadas como a obra La Pedrera, em Barcelona, lembram o meio-campo espanhol com a bola de pé em pé de craques do calibre de Iniesta, Xavi e Fàbregas. O ataque, com jogadores como Diego Costa e Fernando Llorente, é detalhista como a igreja Sagrada Família, que foi projetada em 1883, mas só deve ser concluída em 2026. A defesa, com Sergio Ramos e Piqué, é forte como as rochas arredondadas do Parque Guell.

Del Bosque vai em busca de novo título mundialReuters

Os espanhóis inventaram o ‘tic-tac’, uma maneira única de jogar, com a qual os jogadores buscam ter a posse de bola e trabalhar com passes curtos para chegar ao gol adversário.

A cozinha espanhola utiliza muito azeite de oliva e tem um prato mundialmente conhecido: a paella, um risoto que pode ser preparado de várias maneiras. A mais famosa é a valenciana, produzida com frutos do mar.

A música e a dança espanholas também têm relevância no planeta. O flamenco, de origem cigana, é tocado com a castanhola, um instrumento típico espanhol. Na música, Paco de Lucia tinha maneira única de dedilhar sua guitarra.

No entanto, há muitas Espanhas dentro da Espanha. Algumas até que não queriam ser como o País Basco e a Catalunha, que lutam pela independência. De 1968 a 2006, atentados do grupo separatista ETA (Pátria Basca e Libertada, em português) fez centenas de vítimas até o anúncio do cessar-fogo.

A Espanha é uma monarquia parlamentar e o rei Juan Carlos, que está há 39 anos no poder, assumiu o país um pouco antes do fim da ditadura espanhola, que teve seu maior expoente no general Franco, que esteve no poder de 1939 até o dia de sua morte.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia