Por pedro.logato

Rio - Estreante em Copas, Neymar conseguiu em menos de quatro anos atingir a histórica marca de 50 jogos pela Seleção. E, se ainda não brilhou em Mundiais, já pode ao menos se gabar de feito inédito — nem Pelé, que jogou pela primeira vez com a Amarelinha aos 16 anos, e Ronaldo, que foi à Copa de 94 com 17 anos, fizeram 50 partidas (oficiais) com a mesma velocidade do atual camisa 10.

REI COMO ARTILHEIRO

Neymar é o jogador mais novo a fazer 50 jogos pelo BrasilReuters

Onipresente nas convocações de Mano Menezes e Felipão e único incontestável da Seleção desde o fiasco em 2010, Neymar enfrenta nesta quinta-feira a Croácia com 22 anos e quatro meses. Entre a estreia pelo Brasil, em 10 de agosto de 2010, contra os EUA, e o amistoso com a Sérvia, semana passada, só ficou fora de seis dos 55 jogos oficiais. O Fenômeno, por exemplo, bateu a marca de 50 jogos dois meses antes de fazer 23 anos — em 14 de julho de 1999, contra o México.

De fato, só Ronaldo e Neymar disputaram 50 partidas antes dos 23 anos. Kaká e Ronaldinho Gaúcho atingiram a marca, respectivamente, aos 24 anos e onze meses e aos 24 anos e oito meses. Robinho, um pouco mais cedo, aos 24 anos e um mês. E Pelé, que fez muitos amistosos pelo Brasil que hoje não são computados como oficiais — e que viveu época de menos jogos entre seleções — completou 50 aparições aos 25 anos e um mês, em 21 de novembro de 1965, contra a União Soviética.

Enquanto Neymar levou menos de quatro anos, o Rei do Futebol demorou mais de oito. E Cafu, dono isolado do posto de jogador que mais vezes vestiu a camisa do Brasil (142), já estava perto dos 27 anos quando fez o jogo 50.

Uma estatística, porém, permanece com Pelé: nos primeiros 50 jogos na Seleção, anotou incríveis 52 gols. Neymar apresenta dados mais modestos: 31 gols até agora.


Reportagem de Lucas Cahil

Você pode gostar