Por pedro.logato

São Paulo - Dever cumprido. Este era o semblante de Felipão ao conceder a entrevista coletiva, após a vitória sobre a Croácia na estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2014. O treinador parabenizou os torcedores que compareceram ao jogo em São Paulo. Além dos elogios aos brasileiros, o treinador falou sobre Neymar e a responsabilidade que o jovem vive de conduzir o Brasil ao hexacampeonato mundial.

O comandante comentou com muita alegria a boa atuação de Oscar. Sem querer entrar em polêmicas com a arbitragem, o técnico apenas afirmou que viu pênalti sofrido por Fred, mas comentou que se fosse treinador da Croácia teria argumentado contra. Para o próximo jogo contra o México, Felipão afirmou que deve manter a mesma equipe, mas admitiu que alguns jogadores estão piores fisicamente que outros.

Felipão falou sobre responsabilidade vivida por Neymar na Copa do MundoAndré Mourão / Agência O Dia

Vitória em São Paulo

Nossos jogadores foram excelentes com a postura de iniciar um campeonato mundial, eles foram fantásticos e estão de parabéns, tudo o que aconteceu até o momento foi maravilhoso e fantástico e diferente de tudo que poderíamos imaginar. O apoio que recebemos em São Paulo, se existia algo sobre a questão de que o Brasil não ia bem aqui, ou de que o paulista a favor da Seleção, esse algo não existe mais.

GALERIA: Vitória à brasileira na estreia na Copa do Mundo

Polêmica com a Arbitragem

Das coisas que eu não gostei eu vou falar com eles e não na imprensa. Não vou analisar a arbitragem também. Para mim foi penalti, mas teve algumas faltas que que eu achei que existiram para a gente e ele interpretou diferente. Se eu fosse o treinador da Croácia estaria reclamando, mas é uma intepretação do arbitro, a interpretação é dele.

Qualidade do time croata

Se eu pudesse apostar em quem classifica nesse grupo, acho que é a Croacia. A forma como eles fazem os cruzamentos é bem complicado para a gente, é dificil alguém fazer igual, qualquer erro pode ser gol contra, eles têm uma qualidade e muitas vezes eles colocam em pratica e em uma dessas jogadas nós tomamos o gol, e na outra demos a sorte da bola ter pego na canela do David e ter subido.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo

Boa atuação de Oscar

Os números que coletamos mostram que o Oscar foi o jogador que mais roubou bola e que mais criou pelo lado direito. Também foi o que mais driblou. Havia uma opinião da imprensa de que ele deveria sair do time, mas nós sabíamos que de um dia para o outro ele não iria desaprender. Escolheram o Neymar como o principal jogador da partida, mas caso não tivesse sido ele, teria sido o Oscar

LEIA MAIS: A tabela e a classificação da Copa do Mundo

Força da torcida

Enfrentamos uma situação muito complicada. O peso de não ter sentido o gol da Croácia partiu da torcida. No momento inicial, nós não assimilamos bem o gol sofrido, mas a torcida fez como os nossos jogadores se comportarem melhor. Tudos os treinos que fizemos foram muito importante. Foi muito cansativo, os nossos torcedores foram maravilhosos e ajudaram muito a gente.

Oscar foi muito elogiado por FelipãoAndré Mourão / Agência O Dia

Nova experiência em Copas

Eu participei de duas Copas do Mundo uma pelo Brasil e outra por Portugal. Em ambas, as estreias foram complicadas e nas duas nós ganhamos no sufoco e nesta quinta-feira foi a mesma coisa. É um outro campeonato, Copa do Mundo é diferente. E ainda começamos atrás, as coisas ficaram ainda mais complicadas. Mas a medida que o jogo foi passando eu sabia que iamos fazer um gol, eu sentia que naquele momento precisávamos fazer um gol.

Condição física dos atletas

Nós temos alguns jogadores, uns dois ou três em condições um pouco mais abaixo, só que nada a princípio preocupante. O Thiago Silva vai ter que fazer um gelo. Antes dessa partida tínhamos o Hulk. Ele iniciou o jogo vindo de uma dificuldade maior dos treinos passados, só que foi um leão até o momento que deu e acabou tendo que ser substituído.

Cartão Amarelo para Neymar

Não posso pensar em poupar jogadores. Preciso classificar. Temos um jogo muito complicado contra o México e depois Camarões. Isso são as condições do torneio. Infelizmente dois cartões levam a suspensão.

Poder de reação

Uma das coisas que a imprensa, e até mesmo nós tínhamos dúvida era do poder de reação de um grupo como nosso. Um grupo bastante jovem. E no confronto desta quinta-feira nós jogamos fora das nossas condições normais que estamos acostumado, que era de sempre sair na frente do placar. Atuando em casa, com uma grande pressão, saímos perdendo, mas provamos que evoluimos bastante em relação ao que tinhamos antes, por tudo que provamos em campo, com a atuação e com a virada

Felipão pediu menos pressão com NeymarAndré Mourão / Agência O Dia

Pressão em Neymar

Eu tenho a minha participação normal no amadurecimento dele. Quando eu coloco um jogador em campo é porque ele tem qualidade e é só isso. Na quarta-feira, nós fizemos uma reunião com o três jogadores mais experientes da equipe, e um dos temas que nós falamos foi sobre o Neymar. Falamos sobre a cobrança que ele sempre recebeu. Antes porque não fazia gol pela Seleção. Aí, chegou na Copa das Confederações e fez gol na primeira bola que recebeu. Hoje, ele quebrou uma escrita que desde 2002, um camisa 10 do Brasil não marcava em Copas. Então nessa reunião, os atletas falaram nós vamos jogar para ele, ele não precisa ter essa pressão de ser o craque, de ser cobrado para ser melhor do mundo. E antes do jogo, nós falamos isso para ele, de que tem que pensar no Brasil. Ser melhor do mundo é para uns dois anos, para o futuro. E pelo que eu vi, ele deixou de lado tudo isso em campo e fez um grande jogo.

Itaquera recebe público internacional

Passa um sentimento legal, de recordação. É um sentimento de algo novo que nós queremos viver. Queremos que as pessoas sejam respeitadas também dentro e fora de campo. Os problemas vão acontecer, em qualquer lugar do Mundo, e eu fico feliz porque essa área não era lembrada, antes e agora está sendo vista com mais carinho pelas pessoas.

Você pode gostar