Bahia - História diferente para a reedição da decisão da última Copa do Mundo. Na primeira partida do Grupo B do Mundial, a Holanda surpreendeu a Espanha e aplicou uma goleada por 5 a 1 nos atuais campeões. Mesmo começando atrás no marcador, a equipe de Van Gaal não esmoreceu e emplacou uma virada emblemática no gramado da Fonte Nova. Liderado pelo artilheiro Van Persie, a Laranja Mecânica sai na frente no duelo mais esperado da chave que promoverá o adversário do Brasil numa possível oitavas de final. O resultado esmagador contou com grande contribuição da dupla Van Persie e Robben. Os atacantes brilharam e comandaram a virada holandesa marcando dois gols cada. Um baile holandês para frustrar a largada da badalada Fúria.
A Espanha começou a partida com o domínio do jogo. O estilo "tik-taka" entrou em campo como de costume e fez o time de Del Bosque ter tranquilidade para fazer a bola rolar. O primeiro momento de maior tensão, no entanto, ficou por conta da torcida. Logo na saída de bola, o atacante Diego Costa foi vítima das vaias brasileiras em cada toque na bola.
LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo
Com uma forte marcação, a Holanda tentava bloquear o trabalho de posse de bola espanhol e teve sucesso pela primeira vez aos sete minutos, quando Sneidjer teve grande chance de abrir o placar. Livre, o camisa 10 acabou sendo parado pelo experiente Casillas, que bloqueou o chute do rival. A Espanha, como resposta, contou com um bom chute de Iniesta, mas que acabou indo para fora.
As vaias permaneciam a cada toque de Diego Costa na bola, fato que contrariou os elogios do atleta durante a semana, quando disse ter sido muito bem recebido pelos brasileiros. As arquibancadas, no entanto, chamavam mais atenção pelas beldades holandesas e espanholas que compareceram ao estádio. Em campo, o camisa 19 ainda teve a chance de responder às vaias com bola na rede, mas perdeu o tempo de finalização após receber bom passe dentro da área holandesa.
O clima começou a esquentar com cerca de 15 minutos, quando a Holanda acabou fazendo uma boa sequência de faltas, mas nada que tirasse o brilho do jogo. E foi justamente assim que a Espanha conseguiu o lance em que abriu o placar: Diego Costa é derrubado dentro da área, o juiz marca pênalti e Xabi Alonso faz o primeiro gol do Grupo B na Copa do Mundo.
Após sofrer o gol, a Holanda partiu para cima para buscar o empate. A equipe de Van Gaal acordou para o jogo e se projetou ao ataque, mas teve dificuldades para finalizar as jogadas. Sem deixar os adversários emplacarem uma boa reação, a Espanha ainda levou muito perigo ao gol do holandes Cillessen no fim da primeira etapa com David Silva, que obrigou o goleiro a fazer grande defesa aos 42 minutos. Mas foi logo no lance seguinte que a Laranja Mecânica garantiu o empate. Lançamento incrível de Blind e uma cabeçada perfeita de Van Persie: tudo igual na Arena Fonte Nova.
VEJA MAIS: Confira a tabela e a classificação da Copa do Mundo
Após conseguir o empate nos últimos minutos do primeiro tempo, a Holanda voltou para a segunda etapa com uma postura mais consistente. A equipe de Van Gaal se postava bem fechada e tentava, com calma, armar os contra-ataques. A tática deu certo e, logo aos sete minutos, Robben decretou a virada holandesa. O camisa 11 recebeu grande passe de Sneidjer, cortou Piqué e tirou Casillas da jogada para colocar a Laranja na frente do placar.
FOTOGALERIA: Beldades roubam a cena nas arquibancadas da Arena Fonte Nova
O reflexo do clima quente da partida explodiu logo após o gol holandês. Na espera da cobrança de escanteio, Diego Costa acertou uma cabeçada em Indi e viu o adversário ficar caído no gramado. O árbitro chamou os atletas para uma conversa, mas não aplicou nenhum tipo de punição. O segundo gol foi uma verdadeira injeção de ânimo para a Holanda que, após passar a controlar o jogo, viu Van Persie carimbar o travessão após bela jogada de Robben.
A aposta da Espanha foi mudar o esquema de jogo. Del Bosque promoveu a entrada de Pedro e Fernando Torres nos lugares do volante Xabi Alonso e de Diego Costa, que foi novamente vaiado ao deixar o gramado. Enquanto isso, a Holanda viu o garoto Wijnaldum entrar no lugar de De Guzmán. O time holandês não deixou os rivais sequer respirarem as mudanças e ampliou a vantagem com o zagueiro De Vrij, que aproveitou o choque entre Casillas e Van Persie para completar o escanteio para dentro do gol.
FOTOGALERIA: As melhores imagens da goleada holandesa sobre a Espanha
Se a Espanha ensaiou uma reação após o gol anulado de David Silva, a Holanda não deu espaço para o respiro adversário e viu Van Persie balançar a rede novamente para marcar o quarto gol da Laranja Mecânica. Aclamado, o artilheiro foi substituido aos 32 minutos sob aplausos da torcida presente na Arena Fonte Nova. A saída do craque não intimidou os holandeses, que viram Robben marcar o quinto e último gol dois minutos depois da última substituição holandesa.
O time de Del Bosque viu a partida chegar ao fim de maneira apática. Os espanhois sofreram com a pressão holandesa até o último minuto e foi por pouco que o placar não foi ainda mais elástico. Agora, as duas seleções voltam a campo na próxima quarta-feira pela segunda rodada do Grupo B do Mundial. Enquanto a Holanda enfrentará a Austrália às 13h, no Beira-Rio, a Espanha terá um duelo com o Chile, às 16h, no Maracanã.
FICHA TÉCNICA
Espanha 1x5 Holanda
Estádio: Arena Fonte Nova (Salvador)
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
Gols: Xabi Alonso (26'do 1ºT), Van Persie (43' do 1ºT e 26' do 2ºT), Robben (7'do 2ºT e 34' do 2ºT), De Vrij (19' do 2ºT)
Cartão Amarelo: De Vrij, De Guzmán e Van Persie (Holanda); Casillas (Espanha)
Cartão Vermelho: -
Espanha: Casillas, Azpilicueta, Sergio Ramos, Piqué, Alba, Xabi Alonso (Pedro), Busquets, Iniesta, Xavi, David Silva (Fàbregas) e Diego Costa (Fernando Torres). Técnico: Vicente del Bosque.
Holanda: Cillessen, Janmaat, Vlaar, De Vrij (Veltman), Martins Indi, Blind, De Jong, De Guzmán (Wijnaldum), Sneijder, Robben, Van Persie (Lens). Técnico: Louis van Gaal.