Por rodrigo.hang

Fortaleza - A primeira partida do Grupo da Morte teve um resultado surpreendente. A Costa Rica venceu, neste sábado, o Uruguai por 3 a 1 no Estádio Castelão, em Fortaleza, e lidera o Grupo D, considerado o mais difícil da Copa do Mundo. A equipe da América Central fez seus gols no segundo tempo, com Campbell, Duarte e Ureña. Cavani abriu o placar para o Uruguai. Os costarriquenhos entram para a história e diminuem as chances da Celeste brigar pelo tricampeonato mundial, em solo verde e amarelo, e evitar o fantasma do Maracanazo, alusão ao título conquistado sobre a seleção brasileira em 1950. O Uruguai chegou a criar uma campanha chamada de "O Fantasma de 50", para relembrar o título histórico.

LEIA MAIS: Virou piada. Uruguai sofre com brincadeiras: Cadê o fantasma?

Autor do primeiro gol da Costa Rica, o atacante Campbell, o jogador mais acionado pela equipe durante a partida e que mais deu trabalho para a defesa da Celeste, foi eleito pela Fifa o melhor atleta em campo.

Na próxima rodada, a Costa Rica enfrenta a Itália, dia 20 de junho, na Arena Pernambuco, em Recife, às 13h. Já o Uruguai joga contra a Inglaterra, dia 19, na Arena Corinthians, em São Paulo, 16h.

Jogadores da Costa Rica comemoram o gol da virada%2C marcado por Duarte (camisa 6, ao centro)Reuters

FOTOGALERIA: Confira as imagens da vitória da Costa Rica sobre o Uruguai

O JOGO

A partida começou movimentada em Fortaleza, com as duas equipes marcando fortemente. O técnico Óscar Tabárez optou por deixar Suárez no banco. O craque do time se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo realizada há 23 dias. Na tentativa de surpreender o Uruguai, a Costa Rica acionava seu jogador mais perigoso, Campbell, pela esquerda. Neste setor do campo, aos nove minutos, o time comandado pelo técnico Jorge Luis Pinto teve a oportunidade de abrir o placar. Em cobrança de escanteio, Lugano tocou a mão na bola dentro da área e costarriquenhos pediram pênalti. Mas o árbitro anulou a jogada porque o zagueiro da Celeste sofrera um empurrão.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo

Aos 15 minutos, Cavani lançou a bola na área da Costa Rica, Godín se esticou e, com o goleiro batido no lance, conseguiu tocar para o fundo da rede, mas a arbitragem anulou o lance, pois o camisa 3 estava impedido. O Uruguai passou a gostar do jogo. No minuto seguinte, Cavani recebeu bom passe e, de frente para Keylor Navas, pegou mal na bola, desperdiçando boa chance de abrir o placar.

Aproveitando o momento, a Celeste foi para o ataque. Em cobrança de falta bem batida por Forlán, aos 20 minutos, o lateral-esquerdo Junior Dias agarrou Lugano. O árbitro assinalou o pênalti. Um dos craques do time, o atacante Cavani foi para a cobrança e, desta vez, não errou: 1 a 0. O craque do Paris Saint-Germain, um dos destaques do Uruguai na campanha do quarto lugar da Copa do Mundo de 2010, novamente mostra seu valor.

VEJA MAIS: Confira a tabela e a classificação da Copa do Mundo

Campbell, principal nome da Costa Rica, apareceu de surpresa no setor direito, aos 26 minutos. Da intermediária, o atacante arriscou chute com força, de longe, com a perna esquerda, e quase acertou no ângulo de Muslera. Aos 30, a equipe da América Central novamente apareceu bem. O zagueiro González aproveitou o rebote da zaga adversária e emendou o chute, obrigando o goleiro da Celeste a colocar a bola para escanteio. Após a cobrança, o Uruguai cortou o lance.

Autor do primeiro gol costarriquenho, Campbell foi eleito pela Fifa o melhor jogador em campoReuters

Aos 43 minutos, o atacante uruguaio Forlán e o goleiro costarriquenho Navas protagonizaram belo lance. O jogador de 35 anos cortou o defensor e chutou para o gol adversário. A bola desviou no zagueiro rival e ia encobrindo Navas, mas o arqueiro se recuperou no lance, ao pular e se esticar para fazer excelente defesa e salvar a Costa Rica do segundo gol.

Os dois times voltaram para o segundo tempo sem alterações. Logo aos cinco minutos, a Costa Rica quase chegou ao gol de empate. Em falta bem cobrada por Christian Bolaños, o zagueiro Oscar Duarte cabeceou para o chão e Muslera fez a defesa, espalmando a bola para dentro da área. Sem rebote, a zaga uruguaia isolou.

Empenhada, a Costa Rica dominava a partida. Aos oito minutos foi recompensada com o gol de empate. Após cruzamento da direita, Campbell dominou livre de marcação e chutou fortemente, de canhota, sem chances para o goleiro do Uruguai. O gol gerou um apagão no time do Uruguai. Aproveitando o bom momento, a Costa Rica virou o jogos aos 12 minutos. Bolaños cobrou nova falta na cabeça de Duarte. Desta vez, o zagueiro cabeceou firmemente, no canto esquerdo do gol do Uruguai.

A pressão costarriquenha continuou. Aos 18, Campbell viu Muslera adiantado e, mesmo de longe, chutou fortemente e colocado. A bola passou muito próxima do ângulo direito da meta do goleiro da Celeste. Seis minutos depois foi a vez de o Uruguai chegar com perigo. Cavani recebeu bom passe de Cristian Rodríguez, cruzou para o meio da área adversária, mas a zaga afastou para escanteio. Lodeiro cobrou e Cavani testou para bela defesa de Navas.

Mas o jogo era mesmo da Costa Rica. Aos 39 minutos, Maco Ureña, que acabara de entrar no lugar de Bryan Ruiz, recebeu ótimo passe de Campbell e tocou na saída de Muslera. A festa é costarriquenha em Fortaleza no primeiro jogo do Grupo D na Copa do Mundo.

FICHA TÉCNICA

Costa Rica 3 x 1 Uruguai

Estádio: Estádio Castelão (Fortaleza)
Público: 58.679 torcedores
Árbitro: Felix Brych (Alemanha)
Gols: Cavani (21' 1ºT), Campbell (8' 2ºT), Duarte (12' 2ºT), Marco Ureña (39' 2ºT)
Cartão Amarelo: Lugano (4' 2ºT), Gargano (10' 2ºT), Martín Cáceres (35' 2ºT)
Cartão Vermelho: Maxi Perera (49'2ºT) 

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín e Martín Cáceres; Arévalo Ríos, Gargano (Álvaro González), Cristian Rodríguez (Abel Hernandéz) e Stuani, Forlán (Lodeiro) e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez

Costa Rica: Keylor Navas; Cristian Gamboa, Umana, Oscar Duarte, Giancarlo González e Junior Diaz, Yeltsin Tejeda (Cubero), Celso Borges e Christian Bolaños; Bryan Ruiz e Campbell. Técnico: Jorge Luis Pinto

Você pode gostar