Fortaleza - Irritado e arredio. Felipão não fez questão de mostrar bom humor na coletiva após o empate da seleção brasileira com o México. Em respostas curtas e ríspidas, o treinador reclamou dos questionamentos sobre uma suposta queda de nível da equipe e ainda aproveitou para alfinetar os jornalistas em razão do lance em que Marcelo reclamou de pênalti.
FOTOGALERIA: As melhores imagens do empate entre Brasil e México
"Caiu de produção? Não, não concordo. Agora eu quero fazer uma perguta. Não tem mais pênalti a favor do Brasil? Vamos lá, falem...", disparou antes de deixar a sala de entrevistas do Castelão.
VEJA MAIS: Confira a tabela e a classificação da Copa do Mundo
As respostas secas marcaram toda a conversa de Felipão com a imprensa. Quando o assunto foi Neymar, o comandante também rechaçou qualquer tipo de cobrança e saiu em defesa camisa 10 após o empate sem gols na tarde desta terça.
LEIA MAIS: Notícias e bastidores da seleção brasileira na Copa do Mundo
"Ele não ganha nem perde sozinho. Faz parte de um grupo e trabalhamos para ganhar com ou sem ele em campo", disse.
LEIA MAIS: Brasil esbarra em Ochoa e fica no empate com o México
Empatado com o México na liderança do Grupo A, o Brasil volta a campo às 17h da próxima segunda-feira para enfrentar a equipe de Camarões. O jogo no Estádio Nacional definirá o futuro da Seleção na Copa do Mundo.
Atuação da equipe
Não foi o resultado que queríamos, mas estou contente com o que vi em campo.
Rendimento da Seleção
Na minha opinião, não estou falando sobre a de vocês, o time jogou melhor do que contra a Croácia. Evoluímos no mínimo 10%. A equipe tem uma melhora e pode chegar a uma classificação e num lugar com ainda mais qualidade. Eu estou feliz com o que vi. Foi um jogo duro, com o México fazendo praticamente o mesmo jogo que nós.
Faltou estratégia?
Não. O outro time é bom.
É preciso mudar o time titular?
Já disse dez vezes, vocês fazem a relação de vocês, mas só eu penso e faço algo no meu time. Coloco a equipe que acho que tenho que pôr. Vocês podem fazer 300 equipes, mas o que não podem é fazer diferença no meu pensamento. O meu time é esse, com algumas variações, assim como o Ramires hoje e pode ser que tenha outra contra Camarões.
Saída de Ramires
O jogo estava muito dividido e ele tinha recebido o amarelo. Poderia ele, numa dessas jogadas impetuosas, fazer uma falta e o juiz entender que seria para outro cartão. Aí perderia ele e o jogo. Não teríamos mais um certo controle do jogo.
A escolha por Bernard
Eu sei que ele tem características diferentes do Ramires. Abre, tem mais velocidade.. Mas achei que, contra o México, tínhamos que ter mais disso.
Situação de Hulk
Ele tinha condições de jogar, mas foi uma opção. A escolha foi feita. O Hulk vai trabalhar e caso se sinta melhor e, principalmente na parte mental que a mínima dor que existe é normal, ele tem sim chance de voltar.
Atuação de Ochoa
Espetacular. Fez defesas espetaculares. Um jogador calmo, tranquilo, que sabe jogar. Acho que, realmente, foi o melhor do jogo. O México tem uma equipe muito boa.
Vaga nas Oitavas
Temos grandes possibilidades e está bem em aberto.
Jogo contra Camarões
Temos uma partida onde jogaremos a vaga, mesmo podendo ou não ser direto com o oponente. O que temos que fazer é gol. Contra o México foram três ou quatro grandes oportunidades, mas o goleiro adversário fez aquelas defesas maravilhosas. Um grande goleiro em um bom dia e que não nos deixou fazer o gol.