Rio Grande do Sul - Os torcedores que foram ao Beira-Rio nesta quarta-feira puderam presenciar uma bela partida de futebol entre Austrália e Holanda. Apesar do favoritismo laranja, os socceros engrossaram o caldo e por pouco não conseguiram o triunfo para embolar de vez o Grupo B da Copa do Mundo. Valentes, estiveram na frente do placar, mas acabaram derrotados por 3 a 2, por conta da falha do goleiro Mat Ryan no gol de Depay, aos 23 minutos do segundo tempo. A Holanda já garantiu vaga nas oitavas de final. O Chile venceu a Espanha e sacramentou os dois classificados para a próxima fase do Mundial. No dia 23, as duas seleções se enfrentam e definam o primeiro colocado da chave.
A dificuldade diante dos australianos ligou o alerta vermelho na Holanda. Sem repetir a bela atuação da goleada sobre Espanha por 5 a 1, os comandados de Van Gaal perceberam que não se pode subestimar qualquer adversário no Mundial.
LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo
FOTOGALERIA: Confira as imagens da vitória da Holanda
O JOGO
Depois de 19 minutos de muita transpiração e pouca inspiração das duas equipes, Robben mostrou seu talento. Escapou da falta, arrancou do meio de campo, invadiu a área e bateu sem chances para o goleiro: 1 a 0. Os holandeses, no entanto, não tiveram nem tempo de comemorar. Logo na saída de bola, Tim Cahill recebeu lançamento longo e mesmo marcado por dois zagueiros pegou de primeira para fazer um golaço: 1 a 1.
A igualdade no placar animou os socceros. Controlando a posse de bola e bem postados em campo, não davam chances para Laranja e quase conseguiram a virada quando se lançaram ao ataque. Aos 30, Leckie avançou pela ponta direita e cruzou na área. Bresciano apareceu na frente do gol, mas desperdiçou ótima oportunidade.
No fim do primeiro tempo, o atacante autor do gol da Austrália fez falta dura no zagueiro Indi, recebeu o segundo cartão amarelo e irá desfalcar a equipe no jogo contra a Espanha. O defensor teve de sair e foi substituído pelo atacante Depay.
Van Gaal mudou o esquema tático tentando deixar a equipe mais ofensiva. Na volta para segunda etapa, a Holanda até assustou primeiro com Sneijder, mas foi a Austrália quem fez o segundo. Aos 8, Bozanic tentou o cruzamento, a bola bateu no braço de Jamaant e o árbitro argelino assinalou pênalti. Jedinák foi para batida e colocou 2 a 1 no placar. A Holanda reagiu rapidamente. Van Persie recebeu passe açucarado quase na pequena área e soltou a bomba para empatar o duelo.
A Austrália jogava bravamente e encarava os holandeses sem medo. A valentia quase deu resultado. Aos 22, a zaga laranja saiu jogando erradamente, os socceros roubaram a bola, Jedinak tentou mandar para o gol de peito, mas Cillessen fez a defesa. E como quem não faz, leva. No lance seguinte, Depay arriscou o chute de longe e contou com a falha de Mat Ryan para colocar a Holanda de novo na frente: 3 a 2.
Mais tranquilo e à frente no placar, a Holanda passou a dominar o duelo e criou mais uma oportunidade para ampliar o marcador. De Jong recebeu na grande área, bateu fortemente, mas parou na defesa do goleiro. No fim, os socceros foram para o abafa e quase tomaram o quarto no contra-ataque. Lens limpou a defesa, chutou, mas Mat Ryan conseguiu espalmar.
AUSTRÁLIA 2 X 3 HOLANDA
Árbitro: Djamel Haimoudi (Argélia)
Estádio: Beira-Rio (Porto Alegre)
Gols: Robben (19'1ºT) Tim Cahil (20'1ºT), Jedinak (09'2ºT), Van Persie(12'2ºT), Depay(23'2ºT)
Cartões Amarelos: Van Persie (Holanda), Cahil (Austrália)
Cartões Vermelhos: -
Austrália: Ryan, Davidson, Spiranovic, Wilkinson e McGowan; Bresciano, Leckie, Jedinak e McKay; Cahill e Oar.
Holanda: Cillessen, Blind, Indi (Depay), Vlaar, De Vrij e Janmaat; De Guzmán, De Jong e Sneijder; van Persie e Robben.