Por ulisses.valentim

Natal - Os japoneses bem que tentaram se inspirar nos Samurais, lutaram bastante e buscaram marcar o tão sonhado gol da vitória até o fim, mas faltou um pouco de sorte e competência aos jogadores. Em uma partida que chegou a ter 75% de posse de bola em alguns momentos, o Japão não conseguiu perfurar a muralha da Grécia e não saíram do zero na Arena Pantanal, em Natal, nesta quinta-feira.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo

Quem agradeceu foi a Colômbia, que com o resultado se classificou de forma antecipada para a próxima fase da Copa do Mundo. Aos nipônicos resta vencer os colombianos, no próximo dia 24, na Arena Pantanal, às 17h na última rodada e torcer contra a Costa do Marfim, que encara os gregos, no Castelão, no mesmo horário do outro jogo do Grupo C.

Honda foi um dos destaques do Japão na partidaReuters

O JOGO

Com as equipes vindo de derrota na rodada anterior da fase de grupos da Copa do Mundo, a promessa seria de um jogo aberto e com muitas oportunidades de gol. Mas o primeiro tempo da partida não foi assim. A Grécia se mantinha na sua postura que a consagrou na Eurocopa na 2004: fechada no seu campo defensivo e tentando jogar na no erro do adversário. Já o Japão, aproveitando-se de ter bons jogadores no meio-campo, tentava furar o paredão europeu na base do toque de bola e nas investidas dos seus laterais. Pelo lado grego, aos 10 minutos, Kone arriscou chute da entrada da área, mas Kawashima fez uma defesa segura e tranquila.

Os gregos se postavam de forma impressionante na defesa e abdicavam totalmente da posse de bola. Em um momento do primeiro tempo, esse índice chegou a estar em 75% para os japoneses, mesmo assim faltava objetividade aos Samurais Azuis. Somente aos 28 minutos os nipônicos ameaçaram a meta grega. Honda recebeu na entrada da área, avançou e bateu colocado, Karnezis rebateu com perigo para frente da área, mas a defesa afastou.

Gekas entrou no lugar de Mitroglou e pouco fez na partidaReuters

Aos 37, as coisas que já não estavam muito fáceis para os gregos ficaram ainda piores. Katsouranis entrou de carrinho muito fortemente em Hasebe, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Dois minutos depois, Torodidis limpou a marcação e acertou uma bomba na direção do gol do Japão. Kawashima se esticou todo e espalmou com muita categoria. Ao fim do primeiro tempo o que ficou bem claro foi que o jogo poderia ser bem mais agitado do que esse sonolento tempo.

GALERIA: Confira as melhores imagens do empate sem gols na Arena das Dunas

Com a vantagem numérica, o Japão tratou de partir ainda mais para o ataque tentando encurralar a Grécia em seu campo defensivo, mas a aplicação tática dos europeus impedia muitas chances de perigo dos asiáticos. Isso ia mexendo com os nervos dos japoneses, com isso a tão sonhada chance de gol grega dava indícios de surgimento. Aos 14 minutos, após cobrança de escanteio, Gekas subiu mais alto que todo mundo e Kawashima fez uma belíssima defesa no canto direito.

Vendo isso, o técnico do Japão colocou Kagawa para dar mais criatividade ao meio campo. E em pouco tempo o meia do Manchester United mostrou sinais de muita qualidade com a bola nos pés. Aos 25, o meia lançou para Uchida nas costas da marcação, ele achou Okubo sozinho, mas o atacante acabou chutando por cima do gol aberto.

Nos últimos minutos, a partida virou um verdadeiro drama para os japoneses! Os asiáticos tentavam o gol na base do abafa, mas os gregos se defendiam como podiam. Faltou aos nipônicos um centroavante definidor, pois a grande responsável pelo empate sem gols na Arena das Dunas foi a falta de pontaria dos Samurais Azuis.

FICHA TÉCNICA

Japão 0X0 Grécia

Estádio: Arena das Dunas (Natal)
Árbitro: William Torres (El Salvador)
Gols: -
Cartão Amarelo: Hasebe (Japão), Katsouranis (Grécia)
Cartão Vermelho: Katsouranis (Grécia)

Japão: Kawashima, Uchida, Konno, Yoshida, Nagatomo, Hasabe, Yamaguchi, Honda, Osako(Kagawa), Okubo, Okazaki

Grécia: Karnezis, Torosidis, Sokratis, Manolas, Holebas, Maniatis, Katsouranis, Kone(Salpingidis), Samaras, Fetfatzidis(Karagounis), Mitroglou(Gekas)

Você pode gostar