Por ulisses.valentim

Pernambuco - A valentia e a aplicação tática fizeram a diferença na Arena Pernambuco na tarde desta segunda-feira. Bem postados defensivamente e sabendo atacar na hora certa, os mexicanos souberam administrar o calor e o emocional e venceram com autoridade e merecimento a Croácia por 3 a 1, conquistando uma vaga para a próxima fase da Copa do Mundo. Com o resultado, "La Trí" terá pela frente a toda poderosa Holanda, neste domingo, no Castelão, às 13h.

Já os croatas se despedem da competição com apenas três pontos conquistados na fase de grupos da competição. Desde a edição de 1998, quando liderada pelo lendário Davor Suker & Cia. foi até as semifinais, a seleção europeia não consegue passar para o mata-mata da competição.

México conquistou a vaga para as oitavas de finalReuters

O JOGO

Em uma partida na qual o vencedor sairia com a vaga para a próxima fase da Copa do Mundo, não haveria outra maneira do jogo desenrolar a não ser de forma aberta. E foi assim desde os primeiros minutos do primeiro tempo. Croácia e México buscaram o ataque de forma insistente. Os europeus se utilizavam da herança da escola iugoslava e aproveitavam o toque de bola. Já os mexicanos usaram a mesma estratégia da partida contra o Brasil: uma defesa forte e bem fechada aliada a um contra-ataque e perigoso.

Aos 13, minutos, após cobrança de escanteio, Srna pegou a sobra e cruzou na área, Olic cabeceou para o meio e Aguilar apareceu antes de Mandzukic para salvar os mexicanos. Vendo a chance de perigo, o México quase deu uma resposta em grande estilo dois minutos depois. Após boa troca de passes no meio campo, Herrera recebeu de Peralta e soltou uma bomba de fora da área, que acabou explodindo no travessão de Pletikosa. Na sequência, mais uma chance de perigo para "La Trí". Herrera deu um passe primoroso para Peralta, mas o atacante escorregou cara a cara com o goleiro croata.

México teve boas chances para marcarCarlos Moraes

A Croácia tomava iniciativa do jogo e tinha 61% de posse de bola, mas não encontrava muito espaço na forte defesa mexicana. Restava aos europeus o chute de fora da área. E assim o placar quase foi aberto. Com 27 minutos, Pranjic pegou a sobra de bola, arriscou de fora da área, mas a bola passou por cima do gol de Ochoa, levando perigo. A retranca mexicana começou a irritar os croatas, pois o número de faltas começava a aumentar. Aos 38, Perisic puxa contra-ataque e Rafa Marques fez falta dura por trás e acabou punido com o cartão amarelo. Os mexicanos reclamaram de toque de mão no lance anterior.

GALERIA: Confira as melhores imagens da vitória mexicana em Pernambuco

Dois minutos depois, os tricolores chegaram com perigo mais uma vez. Herrera invadiu a área em velocidade e rolou para trás, Layún chegou chutando, mas corluka colocou para escanteio. Na cobrança, Aguilar desviou a bola na primeira trave, mas Moreno fez falta em Pletikosa. Os jogadores desentenderam, mas o árbitro contornou a situação. No fim do primeiro tempo, ainda mais tensão entre os dois times. Guardado fez falta dura em Srna, os jogadores se estranharam e o juiz chamou a atenção dos atletas.

No segundo tempo, os ânimos continuaram exaltados e o emocional era fator fundamental para a seleção que desejava passar adiante na Copa do Mundo. O México aumentava cada vez mais o seu ferrolho defensivo e enervava os croatas, que não tinham muitas chances de marcar o tão sonhado gol da classificação. A valentia da marcação mexicana foi recompensada em relação à falta de efetividade dos europeus.

Javier Hernández fez o terceiro gol mexicanoCarlos Moraes

As chances dos croatas foram sumindo no segundo tempo, e os mexicanos conseguiram achar mais espaço no seu campo ofensivo. Aos 19 minutos, "La Trí" quase marcou um gol olímpico. Herrera fez cobrança de falta fechada, bola passou por Pletikosa, e Corluka salvou a Croácia. À medida que o jogo ia chegando ao final, o clima de Pernambuco ia fazendo efeito sobre os croatas. Parecia que lhe faltavam pernas, enquanto os mexicanos estavam cheios de disposição.

Aos 25, o México explodiu de alegria! Herrera cobrou escanteio, Rafa Márquez subiu mais alto que Corluka e cabeceou para o chão. Pletikosa ainda tocou na bola tentando defender, mas não evitou o gol mexicano. Cirúrgicos, os mexicanos trataram de resolver a fatura! Três minutos depois do primeiro tento eles foram novamente à rede. Chicharito Hernández abriu a bola para Peralta, que cruzou rasteiro para Guardado bater com categoria para fazer o segundo gol do México. A torcida foi à loucura na Arena Pernambuco.

Vendo que os croatas estavam totalmente batidos, os mexicanos se aproveitaram disso para iniciar um verdadeiro carnaval em Pernambuco. E ainda teve espaço para mais um gol, dessa vez de Chicharito Hernandez, que estava devendo na Copa do Mundo. Com 36, Guardado cobrou escanteio, Rafa Márquez desviou na primeira trave, e o atacante apareceu por trás de Rakitic para empurrar a bola para o fundo do gol e fazer o terceiro do México.

Mexicanos celebram com sua torcida a vaga para as oitavasCarlos Moraes

Por fim ainda teve um ato solitário croata. Aos 41, Rakitic deu belo passe para Perisic, que bateu cruzado para fazer o gol de honra dos europeus. Foi o primeiro gol sofrido por Guillermo Ochoa nesta Copa. Com os gritos de "olé" dos torcedores na arquibancas, Rebic perdeu a cabeça e foi expulso. O atacante chegou de forma desleal em Carlos Peña e recebeu o cartão vermelho de Ravshan Irmatov. A missão do México agora na Copa do Mundo é encarar a Holanda, que vem apresentando grande futebol na competição.

FICHA TÉCNICA

CROÁCIA 1X3 MÉXICO

Estádio: Arena Pernambuco (Recife)
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
Gols: Rafa Márquez, Guadardo, Javier Hernandez (México), Persic (Croácia)
Cartão Amarelo: Ratkic (08'1T) (Croácia), Rafa Marques (38' 1T), José Vázquez (20' 2T) (México)
Cartão Vermelho: ?Rebic (43' 2T)

Croácia: Pletikosa, Vrsaljko(Kovacic 12' 2T), Pranjic (Jelavic 29' 2T) , Perisic, Corluka, Lovren, Rakitic, Modric, Srna, Mandzukic, Olic(Rebic 24' 2T ).

Técnico: Niko Kovac

México: Ochoa, Rodriguez, Marquez, Herrera, Layun, Dos Santos(Javier Hernández 16' 2T) , Moreno, Guardado (Marco Fabián 38' 2T), Peralta(Carlos Peña 34' 2T), Aguilar, Vazquez.

Técnico: Miguel Herrera

Você pode gostar